fbpx
jc1140x200

Em Samonte, morador que jogar lixo nas entradas da cidade responderá por crime ambiental

Flagra de entulhos jogados na MG 164, próximo a entrada para a comunidade de São José dos Rosas.

O município de Santo Antônio do Monte vem enfrentando sérios problemas com o acúmulo de lixo em terrenos baldios e nas entradas da cidade. Em busca de minimizar o problema, diversas campanhas estão sendo realizadas e multas estão sendo aplicadas para aqueles moradores que descumprirem a lei, que prevê o valor de R$ 3,03 por metro quadrado. Em caso de o lote não ter sido limpo, e constatado que houve queimada, será aplicada adicionalmente uma multa no valor de R$ 182,17. Após a primeira notificação, o proprietário terá dez dias para providenciar a limpeza do local. Só até o início do mês de fevereiro foram feitas 400 notificações e aplicadas 180 multas.

Em decorrência do acúmulo de lixo, uma mulher foi picada por uma aranha altamente venenosa, que, dependendo, pode levar a vítima a óbito. Mutirões estão sendo realizados no município desde o dia 11 de fevereiro e seguirá até 14 de março. Já nas entradas da cidade não é diferente e os moradores permanecem jogando lixo. Em contato com a prefeitura, foi informado que as limpezas nos locais são feitas todas as quintas-feiras. No início deste ano fora disponibilizado o almoxarifado da prefeitura para que os lixos dos sítios da região das entradas de Santo Antônio do Monte sejam levados até lá, e não sejam jogados em local proibido. “No almoxarifado fica porteiro 24 horas, então a população pode deixar esse lixo lá, ao invés de deixar na rodovia. Todo dia o caminhão de lixo vai passar no almoxarifado, e recolher o lixo que foi deixado lá”, explicou o prefeito Dinho do Braz.

Mesmo disponibilizando o serviço para a população, a prefeitura pede que os santo-antonienses ajudem a identificar aqueles que insistirem em jogar lixo nas entradas da cidade e reforça que descartar lixo em local inapropriado é crime ambiental e que quem o pratica está sujeito à multa, além de colocar a saúde pública da cidade em risco. Ainda segundo o prefeito, três processos criminais já foram instaurados a partir de denúncias feitas por populares. “Tem uma placa proibido jogar lixo, e mesmo assim a população joga lixo embaixo dessa placa. Eu estou abrindo o almoxarifado para recolher esse lixo, e eu vou colocar gente para fiscalizar. A Justiça cedeu uma moto, e ela será utilizada para esse serviço. Quem for pego jogando lixo nas entradas da cidade, por fotografia, por vídeo, esse ato será encaminhado para a Delegacia de Polícia, para que a pessoa responda criminalmente por isso. Eu não quero que isso aconteça, eu só quero que a nossa cidade fique limpa”, ressalta.

Em Lagoa da Prata, Moema e Japaraíba também estão sendo realizadas campanhas de limpeza e de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?