Em Samonte, adolescentes de 11 a 14 anos podem ser vacinadas contra a Meningite ACWY

Em Samonte, adolescentes de 11 a 14 anos podem ser vacinadas contra a Meningite ACWY

Público deve ter nascido entre 3 de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2010.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Monte informou nesta terça-feira (15), que adolescentes de 11 a 14 anos podem ser vacinadas por Meningite ACWY. Para receberem as doses, é necessário que público tenha nascidos entre 3 de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2010, período de 2020 e 2021 completam 11 anos de idade ou estavam com 12 anos no ano de 2021 e venham a completar 13 ou 14 anos de idade.

Sobre a doença

Conforme a pasta, a vacina ACWY previne meningites e as doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningocócica dos sorogrupos AC, W e Y.  A doença possui uma das grandes taxas de mortalidade, podem ocasionar sequelas à longo prazo. Algumas delas são: complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia. A vacina é um importante instrumento para erradicação da doença.

Em nota divulgada, a secretaria ressaltou que o Ministério da Saúde orientou que a vacina não deve ser aplicada em adolescentes que estejam com doenças agudas, febre moderada ou graves. A contraindicação é somente para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da vacina. Para vacinar bastar ir nas Unidades de Saúde mais próxima da sua residência com o cartão de vacina do adolescente, além de documento de identificação com foto.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄