fbpx

Em Lagoa da Prata, blitz pós-covid avaliará possíveis sequelas da doença

Estudos comprovam que os danos provocados pela doença afetam inclusive os pacientes que tiveram os sintomas mais leves da doença.

No dia 4 de setembro a Praça da Matriz de Lagoa da Prata irá receber a Blitz pós-covid-19. Realizado pelo Centro de Fisioterapia Municipal Otaviano de Castro, em parceria com a Secretaria de Saúde, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Conselho Regional de Fisioterapia de MG (Crefito 4), a blitz tem o intuito de proporcionar à população uma avaliação fisioterapêutica gratuita, para detectar possíveis sequelas decorrentes da covid-19 e promover orientações e tratamento para os cidadãos afetados. Na ocasião, a Secretaria de Saúde irá utilizar os dados coletados, para promover políticas públicas municipais voltadas à população que teve alguns traumas decorrentes da covid-19.

Devido alto número de casos de covid-19 ocorridos no município, foi observado um número frequente de indivíduos portadores de sequelas que buscaram atendimento no Centro de Fisioterapia do Municipal Otaviano de Castro. Estudos comprovam que os danos provocados pela doença afetam inclusive os pacientes que tiveram os sintomas mais leves da doença. As queixas são variadas, sendo as mais comuns: franqueza muscular, falta de ar, limitação de mobilidade, quedas recorrentes, redução da flexibilidade e equilíbrio, limitação na execução das atividades diárias, perdas de memória, alterações mentais e emocionais e queda na produtividade, sendo esta condição denominada como Síndrome pós-covid-19.

A Blitz Pós-covid-19 será realizada durante todo o período da manhã, com início às 8h e contará com a participação dos profissionais do setor de fisioterapia do município e da equipe de estágio da faculdade de Ciências Médicas de MG. Além disso, o local contará com um espaço saúde para aferição de dados vitais da população.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄