fbpx
jc1140x200

Em Formiga, prefeitura e hospital firmam parceria para utilização de leitos

De acordo com a prefeitura, o objetivo é que, aproximadamente, 25 leitos sejam disponibilizados para a realização de atendimentos que são feitos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

A Prefeitura de Formiga anunciou nesta segunda-feira (6) que por conta de uma parceria no bombate ao coronavírus leitos no Hospital Santa Marta vão ficar disponíveis para a Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda de acordo com o Executivo, uma negociação está em andamento com o Hospital para que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) fique exclusivamente para tratamento de pacientes notificados com coronavírus.

No boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desta terça-feira (7) o caso que havia sido confirmado de coronavírus na cidade divulgado no boletim de segunda (6), foi movido para a cidade de Piumhi.

A Prefeitura explicou que o caso pertence a um morador de Piumhi, que apenas teve os exames colhidos por um laboratório de Formiga. Com isso, a cidade não registra nenhum caso confirmado de coronavírus.

Leitos

De acordo com a prefeitura, o objetivo é que, aproximadamente, 25 leitos sejam disponibilizados para a realização de atendimentos que são feitos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Desta maneira, a UPA será usada, exclusivamente, para atender os cidadãos que foram diagnosticados com a Covid-19. As negociações com o Hospital ocorrem desde o dia 23 de março.

Suspensão dos testes rápidos

A Prefeitura em Formiga divulgou na semana passada que não vai mais adotar testes rápidos na população para identificação da Covid-19. Segundo o secretário Municipal de Saúde, Leandro Pimentel, a eficácia do material é de apenas 40%. “Com isso, a população fazer esse teste é um risco muito grande, porque a chance de dar um falso negativo é de 60%”, ressaltou.

A medida também se deu por causa da recomendação feita pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de que os municípios não utilizassem os testes rápidos, optando somente pelos exames laboratoriais das instituições cadastradas.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?