Em Arcos, comitê determina novas medidas para serviços essenciais e estabelecimentos comerciais

Em Arcos, comitê determina novas medidas para serviços essenciais e estabelecimentos comerciais

As novas determinações foram tomadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à covid-19 neste domingo (28), e as mesmas serão válidas até dia 4 de abril. As restrições tornam mais rígidas o combate da doença, assim como no início da pandemia, como por exemplo, o atendimento de clientes nos supermercados, pois agora terão que atender mais cedo grupos de riscos e idosos, além de uma pessoa da família poder fazer compras.

Membros do Comitê Municipal de Enfrentamento à covid-19, determinaram novas medidas para combater o novo coronavírus em Arcos. Desta vez, as medidas são voltadas para estabelecimentos comerciais e serviços considerados essenciais. Os estabelecimentos permitidos de funcionar são de segunda a quinta; e sexta, sábado e domingo eles estarão fechados, exceto farmácias e postos de gasolina. Um novo Decreto que formalizará as determinações, será publicado nesta segunda-feira (29). Em nota divulgada também neste domingo (28), a Prefeitura orienta “as pessoas que se programem e façam as compras durante a semana no horário estendido, e não se aglomerem nos estabelecimentos comerciais permitidos de funcionar.”

Confira como fica o município após estas mudanças

Alguns serviços como padaria, açougue e hortifruti, lojas de gás, água mineral, autopeças, materiais de construção e embalagens descartáveis, oficinas mecânicas e borracharias, Indústrias, farmácias, transporte de passageiros por aplicativo, Hotéis, Telecomunicação e serviços de internet, lojas de chocolate e escritório poderão funcionar mas com novas restrições.

Supermercados abrirão mais cedo para atender idosos e grupo de risco, e fecham sexta, sábado e domingo
Foto: Prefeitura de Arcos/ Divulgação

 

Supermercados

De segunda a quinta-feira, os supermercados vão funcionar das 6h às 20h, ampliando o horário de atendimento para diminuir a aglomeração e compensar os três dias que ficarão fechados, que serão sexta, sábado e domingo. Durante os dias de funcionamento, entre 6 e 9h, o atendimento preferencial será para idosos e grupos de risco. Assim como no início da pandemia, só poderá entrar no estabelecimento um membro por família para a realização de compras.

Padaria, Açougue e Hortifruti

Estes estabelecimentos poderão funcionar, no entanto, com restrições. As padarias, ficam proibidas os self-service, devendo os funcionários servirem os clientes. Já o Hortifruti, precisa ceder luvas descartáveis aos clientes e os atendimentos nos açougues continuam normais.

Consultórios Médicos e Odontológicos

Durante esta semana, só poderão funcionar para atendimentos de urgência. Ficando suspensas as consultas eletivas durante o período.

Veterinária e Pet Shop

Só casos de urgência e emergências, e entregas por delivery.

Restaurante

Apenas delivery.

Agropecuária

As lojas ficam com meia porta aberta, podendo atender um cliente por vez no disque-busque ou delivery.

lojas de gás, água mineral, autopeças, materiais de construção e embalagens descartáveis,

Apenas por delivery.

Locação e venda de veículos

Atividades suspensas.

Oficinas mecânicas e borracharias

Estarão abertas, funcionando com apenas 50% dos profissionais.

Farmácias

Continuam abertas, mas devem priorizar a venda por delivery.

Bancos

Estarão fechados durante esta semana para atendimento ao público. Atendimentos presenciais apenas para situações inadiáveis e mediante marcação de agendamento via telefone. Caixa eletrônico estará aberto no horário de funcionamento.

Lotéricas

Fechadas no período.

Igrejas e Templos Religiosos

Terão celebrações e cultos apenas on-line.

Observação: os casamentos previamente agendados poderão ocorrer apenas com a participação dos noivos, pais, padrinhos obrigatórios e celebrante.

Lojas

Diferente do que foi anteriormente informado, as lojas estarão fechadas nesta semana. (Correção feita às 9h33 desta segunda-feira (29) 

Indústrias

Deverão reforçar os testes de Covid-19 nos colaboradores, intensificando os protocolos de segurança.

Hotéis e Móteis

Nos hotéis, estão proibidas novas admissões nesta semana, mantendo apenas os hóspedes já existentes. Nas áreas comuns, uso obrigatório de máscara.

Motéis estão com o funcionamento suspenso

Transporte de passageiros por aplicativo

Podem funcionar.

Telecomunicações e Empresas de Internet

Funcionam por home office ou trabalho interno, e serviços externos emergenciais.

Lojas de chocolate

Poderão funcionar por delivery, até quinta-feira.

Escritórios

Netwise

Prioritariamente por home office; ou trabalho interno com apenas 50% dos colaboradores.

Ainda de acordo com a Prefeitura, nos dias 2, 3 e 4 de abril, todos os serviços ficarão suspensos e apenas farmácias e postos de gasolina estão autorizados a funcionar.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄