fbpx
jc1140x200

Editorial – Edição 121

Foto: Agência Brasil

Na semana passada manifestei no editorial, em parte, sobre a grave situação da dívida do Estado para com os municípios mineiros, e pairou uma grande dúvida em relação aos repasses para Lagoa da Prata. As informações não oficiais davam conta de que a administração municipal estava em pleno controle da situação.

Entretanto, uma entrevista pedida pela reportagem do Jornal Cidade com o secretário de Saúde, Geraldo de Almeida, e a secretária de Fazenda, Nívia Melo (matéria na página 13), mostra que a situação não é tão tranquila assim. Nívia diz que o município está conseguindo controlar os déficits com recursos próprios do município para que muitos dos serviços públicos não parem. Como sabemos que as coisas não podem caminhar assim por tanto tempo, é bom mesmo ficarmos em alerta.

O secretário de Saúde manifesta bastante preocupação com o número negativo nos repasses: Mais de 7,6 milhões de reais faltosos somente na Saúde. Para aumentar ainda mais o alerta, é importante lembrar, como o Geraldo mesmo ponderou, que grande parte dos serviços da saúde é feita em sistema de rede, integrado com outros municípios. Como o governo também deve para a maioria deles, muitos pacientes que dependem desses tratamentos intermunicipais ficam duplamente prejudicados.

A máxima agora é o bom e velho conselho dos hábitos saudáveis, e que o melhor é prevenir para não precisar remediar.

Paz e bem a todos!

Beatriz Vasconcelos é jornalista e editora do Jornal Cidade. [email protected]
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?