fbpx
jc1140x200

Dupla lagopratense ‘Patrício e Marina’ lança clipe em libras para comunidade surda

A dupla lagopratense, Patrício e Marina, lançou a versão do vídeo clipe ‘Feriado’ em Libras.

Reportagem: Bárbara Félix

A dupla lagopratense, Patrício e Marina, lançou a versão do vídeo clipe ‘Feriado’ em Libras.

O vídeo oficial que foi lançado no ano passado, ganhou na segunda-feira (9) uma versão que possibilita que toda a comunidade surda possa apreciar a música dos cantores.

Além da intérprete Mariana Azevedo, irmã da cantora Marina, o vídeo também conta com a legenda da música, para dar mais acessibilidade à pessoa surda.

A redação conversou com a dupla para saber sobre a iniciativa. Conforme Patrício Gontijo este projeto de inclusão é um passo importante para o crescimento do duo.

“Ter nossos amigos da pastoral dos surdos em nossos shows é muito gratificante, são realmente amigos muito queridos da dupla. Buscamos através desse projeto dar acessibilidade a eles, e agradecer por estarem sempre com a gente. Em nossa postagem também buscamos meios para dar acessibilidade à pessoa cega. Através da tag #PraCegoVer, descrevemos o que se passa no vídeo”, contou o cantor.

Marina Azevedo também disse que o objetivo não é enfatizar a dupla, e sim a importância da acessibilidade à comunidade surda.

“Fiquei muito surpresa. Eu mesma vi o vídeo quando já estava postado em nossas redes sociais, e me emocionei muito, principalmente por ter um carinho especial pela pastoral dos surdos”, ressaltou Marina.

Ela ainda destacou que o duo acredita que toda pessoa tem direito à cultura, informação e comunicação.

“É preciso sair do comodismo e buscar sempre melhorias e conhecimento para incluir o nosso próximo e interagir com ele”, declarou.

A redação também falou com a intérprete do vídeo, Mariana Azevedo, que assim como a Marina, cantora da dupla, faz parte da pastoral dos surdos.

Mariana é coordenadora e intérprete da Pastoral dos Surdos de Lagoa da Prata, e de acordo com ela, os surdos da pastoral sempre frequentam os shows de Patrício e Marina e são realmente fãs.

“No show do Festival de Inverno, realizado pelo Sou+Lagoa, os surdos da pastoral estavam presentes e eu interpretei algumas músicas para eles, então surgiu a ideia. Entrei em contato com a dupla para fazermos uma surpresa aos surdos da pastoral, no anseio de dar acesso, dar letra e ritmo, através da interpretação e deu tudo certo”, disse Mariana.

Segundo a intérprete, foi pura felicidade, pois a empolgação do integrante da dupla, Patrício, com esse projeto foi muito grande.

“Percebi que ele mesmo ficou feliz em poder estar junto nessa ideia e acredito que é muito importante a inclusão e acessibilidade, porque da mesma forma que eu posso assistir e ouvir um vídeo na internet, acredito que todas as pessoas devem ter esse mesmo direito. O direito de comunicação e acesso a toda e qualquer forma de cultura. Muitos autores dizem que somente a própria pessoa que possui uma deficiência, pode dizer o que cabe a ela ou não. Eu, como ouvinte, não posso dizer o que o surdo pode ou não ter acesso, por isso é necessário que seja proporcionado a ele”, finalizou Mariana.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?