fbpx
jc1140x200

Dona Humberta é a mais antiga integrante do Congado em Lagoa da Prata

Em entrevista ao Jornal Cidade ela contou como começou a paixão pela cultura

Com 92 anos, Humberta Pereira Delfino, conhecida como “Dona Humberta”, é a componente mais antiga do Reinado em Lagoa da Prata e atualmente é a Rainha Conga da festa. Ela recebeu a equipe do Jornal Cidade em uma varanda na casa de sua irmã e contou como é ser a Rainha Conga mais antiga de Lagoa da Prata. Brincando, ela ainda comentou que pretende viver até 120 anos e que até o fim de sua vida se dedicará ao reinado.

Jornal Cidade: Como a senhora começou a fazer parte do reinado em Lagoa da Prata?

Humberta Pereira: Quando aqui ainda era chamado de Arraial do Pântano, meu avô, que era sitiante, criou o reinado no município. Ele se chamava Antônio Pereira Barbosa e minha avó Ana Pereira de Jesus. Meu avô morreu quando eu tinha apenas oito anos, mas perpetuamos a tradição.

Jornal Cidade: Como a senhora explica a paixão de sua família por essa cultura africana?

Humberta Pereira: Sou de uma geração de doze irmãos e somos descendentes de sul-africanos (por parte da minha bisavó) e angolanos (por parte do meu bisavô). Toda essa cultura hoje é representada no reinado.

Jornal Cidade: Desde quando a senhora faz parte do reinado?

Humberta Pereira: Eu costumo falar que dentro da barriga da minha mãe eu já acompanhava o reinado e por isso conheço a cultura antes de nascer. Minha mãe era Rainha Conga e a minha avó Rainha Perpétua, pois naquele tempo só existiam duas rainhas. Depois que meu pai ficou no lugar do meu avô é que surgiram as Rainhas de Promessa. O Reinado tem um bom significado em minha vida, pois representa uma religião e uma fé, onde reúne muita gente e traz movimento para a cidade. Atrás desse movimento se gera renda para o município.

Jornal Cidade: Atualmente, o reinado recebe pessoas de muitas cidades. A que se deve esse encanto que faz as pessoas percorrem quilômetros para fazer parte dessa festa?

Humberta Pereira: A festa reúne em Lagoa da Prata vários congadeiros de Luz, Esteios, Estrela do Indaiá, Dores do Indaiá, Formiga, Santo Antônio do Monte, Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Carmo da Mata e Divinópolis. Essa é uma festa popular que recebe pessoas de todas as classes, cores e cidades. Quando uma festa é receptiva a todos os povos é fácil fazer com que as pessoas sintam-se a vontade para estar aqui. E estou muito entusiasmada com a chegada da data, que será de 4 a 7 de setembro.

Jornal Cidade: Obrigado por nos receber para esta conversa sobre nossa cultura. A senhora gostaria fazer mais alguma consideração?

Humberta Pereira: O Reinado é uma festa que a cidade inteira participa, ricos e pobres, pretos e brancos. Agora vai surgir a cantina. Não sei quando vai sair. Santo Antônio do Monte já conseguiu. Dizem que agora a nossa verba saiu. Estamos lutando há mais de trinta anos para ganhar. A verba  só vai ser liberada depois que o presidente da festa fizer um orçamento do material e da mão de obra. Nossa reunião de congado acontece na primeira sexta-feira de cada mês. Tenho que estar presente para fazer a abertura da reunião, pois sou a Rainha Conga. Sou muito entusiasmada com a festa e queria que voltasse o tratamento que o povo dava aos cortes.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?