fbpx
jc1140x200

Documentação de veículos 2017 começa a ser cobrada a partir desta quinta-feira (1)

Ilustração / Reprodução da Internet

O veículo será considerado licenciado quando estiver quitado todos os débitos, IPVA, seguro obrigatório, taxa de licenciamento e alguma multa que estiver no veículo

A cobrança da documentação de veículos deste ano começa nesta quinta-feira (1º). Quem for flagrado sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) será multado. A cobrança do documento vale para veículos com placas de finais 1, 2, 3, 4 e 5.

De acordo com o tenente da Polícia Militar (PM) Marco Antônio Said, a multa pode chegar a R$300. “O veículo será considerado licenciado quando estiver quitado todos os débitos, IPVA, seguro obrigatório, taxa de licenciamento e alguma multa que estiver no veículo”, explicou o policial.

O tenente explicou que, caso o veículo não esteja devidamente licenciado, além da multa, o condutor será penalizado com sete pontos na carteira, além da remoção do veículo.

Quem ainda não recebeu o documento, pode consultar a situação do veículo no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

Endereço atualizado é imprescindível

O Detran-MG alerta que os proprietários de veículos devem manter o endereço atualizado no órgão, o que garantirá o recebimento de documentos como o CRLV. A mudança de endereço no mesmo município pode ser realizada por meio do site. Caso a alteração seja para outro município, o proprietário do veículo terá de ir à delegacia de trânsito local.

No momento da fiscalização numa abordagem policial, os comprovantes de pagamento das taxas não são válidos. O documento exigido é o CRLV 2017. O porte do licenciamento só será dispensado numa fiscalização se for possível acesso ao sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado, conforme a Lei Federal 13.281/16.

O Detran-MG registra situações em que o veículo não tem débitos, porém, possui pendências cadastrais (endereço desatualizado, impedimentos administrativos, comunicação de venda ativa etc).  Estas pendências também impedem a emissão do CRLV. Por este motivo, o cidadão que ainda não recebeu o CRLV/2017 deve verificar no site do Detran-MG o motivo do não licenciamento.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?