fbpx
jc1140x200

Divinópolis – Monsenhor José Carlos toma posse como bispo

Cerimônia ocorreu na catedral do Divino Espírito Santo neste domingo (25).
Monsenhor já administrava a diocese da cidade desde 2012.

 

A cerimônia de ordenação e posse canônica do bispo monsenhor José Carlos de Souza Campos ocorreu neste domingo (25), às 16h, em  Divinópolis. Ele foi escolhido pelo papa Francisco, em fevereiro, para ser o novo bispo da diocese da cidade, cargo que se encontrava vago desde o dia 1º de agosto de 2011. José Carlos é natural de Itaúna e já administrava a diocese da cidade desde 2012.

Cerca de sete mil fiéis participaram da cerimônia e os ordenadores escolhidos foram Dom Valmor, arcebispo de Belo Horizonte, Dom Belvino, bispo emérito de Divinópolis, e Dom Tarcísio que foi o quarto bispo da diocese, o qual monsenhor José Carlos sucede.

As próximas ações do novo bispo da diocese de Divinópolis será percorrer todas as foranias da diocese, onde celebrará missas. A primeira missa a ser celebrada pelo novo bispo será em Pará de Minas , no dia 29 de junho, às 9h30, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

 

[pull_quote_left]Precisamos atender essas demandas que são necessidades humanas e devem ter assistência da igreja[/pull_quote_left]

 

Na atual posição, o bispo disse que dará atenção para as pastorais sociais, voltadas para as crianças, hospitalizados e detentos. “Precisamos atender essas demandas que são necessidades humanas e devem ter assistência da igreja”, afirmou.

 

Atuação e formação
Monsenhor José Carlos estudou filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Belo Horizonte e teologia no Instituto Dom João Rezende Costa, também na capital mineira. Recebeu ordenação presbiteral em 30 de maio de 1993 e fez mestrado no curso de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (2000-2002).

O bispo tem 46 anos e é natural de Itaúna e já administrava a diocese de Divinópolis, desde 2012. Ele foi professor de Filosofia no Seminário Diocesano e de Ciências da Religião no curso de pós-graduação em Divinópolis, pároco da paróquias Sant’Ana de Itaúna e da catedral de Divinópolis, e administrador da paróquia São Judas Tadeu. Foi também chanceler e vigário geral da mesma diocese, além de representante diocesano dos sacerdotes, membro do Conselho de Formadores, do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese. José Carlos de Souza Campos também atuou na área de formação dos leigos nas escolas de Teologia da diocese e no Centro Franciscano de Formação e Cultura, em Divinópolis.

 

 

Fonte: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?