fbpx
jc1140x200

Dia Mundial do Consumidor será comemorado com ações pelo Procon regional

O Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores é no próximo dia 15 de março.

A data 15 de março foi criada para proteger os direitos dos consumidores e também lembrar fornecedores de produtos e serviços do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.

O Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores é no próximo dia 15 de março. Para comemorar a data, o Procon Regional, que atende Formiga, Pimenta e Córrego Fundo, está preparando duas ações: o lançamento do “Zap Procon” e o funcionamento do “Consumidor.gov”.
Segundo a coordenadora do Procon Regional, Iara Faria, a data é importante no calendário e foi criada para proteger os direitos dos consumidores e também lembrar fornecedores de produtos e serviços do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores. “Ela teve origem com o discurso do ex-presidente norte-americano, John Kennedy, sobre os direitos dos consumidores aos membros do Congresso dos Estados Unidos. Não há dúvidas sobre os avanços dos direitos dos consumidores após o discurso de Kennedy, pois em 1.982 a ONU criou o Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores que passou a ser comemorado a partir de 1.983, todo dia 15 de março, em homenagem ao referido discurso. ”

‘Zap Procon

Pensando em utilizar ferramentas tecnológicas que facilitem a vida do consumidor, o Procon Regional criou o “Zap Procon”, número de celular exclusivo para envio e recebimento de mensagens para esclarecer dúvidas dos consumidores. O serviço proporcionará comodidade e segurança aos usuários.
O número para atendimento é o (37) 98418-7807 e funcionará das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, sendo que mensagens enviadas após horário comercial e durante o final de semana serão registradas para atendimento posterior.

‘Consumidor.gov’

O Procon Regional firmou parceria com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON), para acompanhamento dos atendimentos e dados gerados através da plataforma virtual “Consumidor.gov”. Esse serviço público é gratuito e permite um contato direto entre consumidores e empresas, em um ambiente totalmente transparente, sendo que o consumidor pode acessar a plataforma (www.consumidor.gov.br) para acionar empresas cadastradas, na tentativa de solucionar suas demandas.
Os dados das reclamações registradas no “Consumidor.gov” alimentam uma base de dados pública, com informações sobre as empresas que obtiveram os melhores índices de solução e satisfação no tratamento das reclamações, sobre aquelas que responderam as demandas nos menores prazos, entre outras informações.
Com a parceria, o Procon Regional poderá acompanhar todas as demandas de consumidores formiguenses registradas na plataforma, gerando dados estatísticos, que podem auxiliar nas ações estratégicas do órgão.

A coordenadora do Procon Regional, Iara Faria, lembra que tanto o “Zap Procon” quanto o “Consumidor.gov” facilitam a vida do consumidor, mas não substituem o atendimento por meio de seus canais tradicionais de atendimento.
O Procon Regional parabeniza todos os consumidores pelo seu dia e informa que está situado na Rua Lassance Cunha, 82, no Centro de Formiga/MG. O funcionamento do órgão é de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. O telefone de contato é o (37) 3329-1830 e, agora, o Zap Procon é o (37) 98418-7807.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?