fbpx
jc1140x200

DIA DE COOPERAR: Operação de combate à dengue envolve mais de 10 mil pessoas

Lagoacred e Crediprata prestam homenagem às 21 escolas que participaram da campanha

A campanha de combate à dengue realizada pelas agências do Sicoob em Lagoa da Prata (Lagoacred e Crediprata), em parceria com 21 escolas, foi um sucesso. A iniciativa envolveu mais de 10 mil pessoas e mobilizou um exército de crianças que semearam a esperança de que um dia possamos erradicar essa doença.

O fechamento da operação de combate à dengue foi realizado no dia 4 de julho, no Salão Divina Gula. Nesta data, o Sistema OCEMG (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) comemora o Dia de Cooperar – Dia C. Trata-se de um movimento estimulador da solidariedade das cooperativas e familiares para transformar a realidade da comunidade. O projeto nasceu em Minas Gerais e hoje é realizado por cooperativas em todo o Brasil.

Neste ano, Lagoacred e Crediprata analisaram os números elevados de casos de dengue em Lagoa da Prata e decidiram trabalhar juntas, em parceria com escolas municipais, estaduais e particulares, que foram responsáveis pelo sucesso das ações.

HOMENAGENS

A cerimônia de encerramento da campanha teve início com a apresentação da orquestra da Ascult (Associação Cultural de Japaraíba), formada por dezenas de crianças e adolescentes. Regidas pelo maestro Jordane, os pequenos músicos executaram o Hino Nacional Brasileiro e grandes clássicos da música, como o tema do filme “O Fantasma da Ópera”.

De acordo com os diretores do Sicoob Lagoacred e Crediprata, a operação foi um sucesso graças a parceria realizada entre as cooperativas e o empenho das 21 escolas que participaram do projeto, juntamente com os seus professores, diretores e alunos. “Hoje está difícil encontrar alguém que não tenha uma pessoa contaminada pela doença na família e estamos perdendo essa guerra . Então buscamos promover um evento que faça a diferença em nossas vidas . Fazer essa campanha em parceria com a Crediprata e as escolas foi muito importante para mostrarmos à sociedade que todos podem unir para poder fazer algo que seja para o bem comum. Fazendo em parceria, temos mais força. A parceria da Crediprata e Lagoacred não para por aqui. A cada seis meses faremos novos trabalhos dessa natureza para que tenhamos um resultado positivo no futuro”, disse o diretor do Lagoacred, Nilson Bessas.

Se fizéssemos esta ação sozinhos, não teríamos essa força. As cooperativas têm o objetivo de promover o desenvolvimento financeiro das pessoas e da comunidade. Mas, muito mais importante do que isso, é o desenvolvimento social. As cooperativas realmente têm um compromisso social. Nesta operação de combate à dengue, buscamos envolver a comunidade. Temos feito várias parcerias nesse sentimento, mas, com certeza, essa foi a maior delas. A partir daqui, faremos outras parcerias. O combate à dengue é responsabilidade de todos”, afirmou o diretor do Crediprata, Antônio Claret.

Na sequência, todas as escolas, por meio de seus representantes, receberam uma homenagem dos diretores das cooperativas Antônio Claret, Nilson Bessas, Ivo Gontijo, Júlio Vaz e José Rezende.

Participaram da cerimônia Thiago Martins, da rádio Tropical, Adircilene Leríuda, da Escola Municipal Monteiro Lobato, Wender Silva, da Rádio Veredas, e o secretário municipal de saúde, Geraldo de Almeida, que também sugeriu apresentar o projeto à Secretaria Estadual. “Gostaria de sugerir esse trabalho para o Governo do Estado, elevando Lagoa da Prata como exemplo no combate à dengue para disseminarmos essa iniciativa para outros municípios. Quero parabenizar a Lagoacred e Crediprata e, em especial, as diretoras, professoras e funcionários das escolas. Infelizmente tivemos uma morte por dengue aqui na cidade e existem outros dois casos sendo investigados. São perdas irreparáveis. Só com o envolvimento da população e, principalmente, com o envolvimento das crianças, podemos mudar essa situação”, ressaltou Almeida.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?