fbpx
jc1140x200

Dez anos de Apac em LP

Fotos: Arquivo

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Lagoa da Prata está comemorando neste mês de junho dez anos na cidade. Fundada e idealizada pelo Juiz de Lagoa da Prata da época, Luiz Carlos Rezende e Santos, e pelo advogado e Procurador Geral de Belo Horizonte, Tomaz de Aquino Resende, a unidade foi implantada com 91 recuperandos, e hoje atende 156. Sua construção foi executada graças ao empenho da sociedade, autoridades locais e ao convênio, na época inédito, em 2006, com a Secretaria de Estado de Defesa Social, parceira das Apac’s.

O recuperando Flávio Rodrigues de Oliveira, de 32 anos, que está na Apac desde agosto de 2011, disse que a oportunidade de cumprir pena no local deu a ele ferramentas para a sua reeducação. Dentro da unidade, ele cursou ensino superior à distância de Administração. “A disciplina aqui é fundamental. Fazemos um exame toxicológico para atestar que ninguém faz uso de drogas aqui dentro. A pessoa que não demonstra uma vontade de mudar de vida não permanece na Apac”, afirmou.

Mário Ottoboni, mentor do método
APAC, e o presidente da unidade
de Lagoa da Prata Francisco José
de Miranda

Para promover profissionalização aos recuperandos, a Apac investe em parcerias. “São oferecidos a eles cursos de padeiro, laborterapias, montagem de bicicletas e rodas, e outros do Senai, como panificação, confeitaria e mecânica (em parceria com a Fiat). Também tem ensino escolar desde alfabetização até graduação, como é o caso de três recuperandos que hoje fazem faculdade à distância”, destacou Quito. Muitas empresas da cidade entram nas parcerias, como por exemplo a Braciclo, montadora de bicicletas, que durante anos atuou com boa parte de suas operações na Apac para a soldagem e pintura de quadros.

Montagem de brinquedos

PARCERIA COM A BIOSEV

A Biosev doou em dezembro de 2014 os equipamentos da padaria da APAC, como batedeira industrial, cilindro para massa, compressor de ar, divisora de massa, embaladeira de leite, forno elétrico industrial, freezer horizontal e pasteurizador. No espaço, além de os recuperandos aprenderem a profissão de padeiros, eles fabricam pães de sal, de doce, para cachorro quente e salgados, que são vendidos para empresas e órgãos públicos. Toda a renda é destinada aos trabalhos de recuperação, e as encomendas podem ser feitas pelo telefone 3261-6787 e 3261-1898.

Fabricação de pães

PREFEITURA

O setor de habitação da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, atua com os recuperandos em diversos serviços de pedreiro, bombeiro hidráulico, carpinteiro e pintor em construções e reformas de casas para pessoas carentes. A coordenadora do projeto, Emília Mesquita, diz que o trabalho dos recuperandos é visto de forma muito positiva pela população de Lagoa da Prata, e gera um conhecimento prático muito importante: “Esses jovens participam, juntos com técnicos e engenheiros, das decisões sobre o que deve ser feito nas residências selecionadas”, observa Emília.

Reforma e construção de casas.

EMBARÉ

Desde 2014 a Embaré envia à entidade paletes de madeira para serem reformados e devolvidos. Pelo trabalho, a empresa remunera a APAC com um valor por unidade reformada. O gerente da Divisão Suprimentos Embaré, José Henrique da Silva disse que a parceria se mantém por vários motivos, como qualidade do trabalho, regularidade na retirada dos paletes, menor tempo na devolução deles e reaproveitamento do resíduo.

Recuperação de paletes
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?