fbpx
jc1140x200

Deputado Tiago Ulisses nomeia condenado pelo TCU

Na mesma época, ele foi condenado pelo TCU a restituir todo o valor recebido acrescido de atualização e juros moratórios e teve as contas rejeitadas pelo tribuna

O gabinete do deputado estadual Tiago Ulisses (PV) nomeou, no último sábado, um ex-prefeito investigado por improbidade administrativa e que foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Mas, após questionamento do Aparte sobre a nomeação, a equipe do parlamentar afirmou que irá suspender o ato.

Segundo a assessoria de imprensa de Tiago Ulisses, o deputado não sabia que José Joaquim Afonso, ex-prefeito de Conceição dos Ouros, município do Sul de Minas, havia sido condenado pelo TCU.

Em 2011, ele foi denunciado pela Procuradoria Regional da República da 1ª Região por deixar de prestar contas de valores repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o aperfeiçoamento da qualidade de ensino e melhor atendimento aos alunos do ensino fundamental.

Na mesma época, ele foi condenado pelo TCU a restituir todo o valor recebido acrescido de atualização e juros moratórios e teve as contas rejeitadas pelo tribunal. “O denunciado deixou de cumprir a obrigação legal no devido tempo, crime que se consuma com a consciente omissão na prestação de contas no prazo estabelecido”, explicou o procurador regional da República Alexandre Espinosa. Com a rejeição de contas, José Joaquim está inelegível, já que este é um dos motivos previstos pela Lei da Ficha Limpa. Ele foi prefeito de Conceição dos Ouros entre 2005 e 2012.

Além de suspender a nomeação, o gabinete de Tiago Ulisses afirmou que irá procurar auxílio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e ver se, legalmente, há algum impedimento à nomeação por conta da condenação.

Délio tucano
O vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, deve entregar sua carteirinha de filiado do Partido Verde em troca de uma filiação ao PSDB em breve. Apesar de não admitir abertamente a troca de legenda para concorrer à prefeitura no ano que vem, Délio confirmou, em evento na capital, que já teve conversas com o senador Aécio Neves (PSDB) sobre o assunto. “Gostaria também de ter o apoio do prefeito Marcio Lacerda. Tenho certeza de que estaremos no ano que vem todos juntos. E todos eu digo eu, o prefeito, o senador Aécio e o senador Anastasia. Nunca escondi de ninguém que desde 2008 estou do lado do senador Aécio Neves”, disse, ainda sem saber da decisão do diretório municipal que indicou João Vítor Xavier como nome provável da legenda.

Partidos menores
Indagado se já definiu de vez a mudança de partido, ele não deu uma resposta certa. “Minha vontade é que eu continuasse no PV. Mas hoje os chamados “partidos menores” estão quase sem chance nenhuma de disputar a eleição. O PV, por exemplo, não poderá participar de debate na TV. Como é que você vai viabilizar a sua candidatura?”, afirmou dizendo que “nunca escondeu sua vontade de concorrer à prefeitura” da capital mineira. Em janeiro, o Aparte mostrou que Délio pressionava para que o PSDB retribuísse o apoio, já que o pevista, na última eleição municipal, tinha abandonado a própria candidatura para se juntar a Marcio Lacerda. Na época, Délio chegou a dizer: “Seria muito incoerente o Aécio não nos apoiar agora”.

Originais. Em plena segunda-feira, os tucanos marcaram presença em peso na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante a tarde desta segunda. Mas, no caso em questão, o comparecimento na verdade foi das aves e não dos integrantes do PSDB. Os bichos coloriram as folhagens em frente ao prédio, chamando a atenção de quem passava pelo local.

R$ 64 mil – É O VALOR que a Câmara Federal reservou para a compra de 6,3 toneladas de café em pó. O pedido foi realizado pelo Departamento de Material e Patrimônio da Casa.

Eleição no Sindifisco

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal de Minas (Sindifisco-MG) elegeu, após pleito realizado no último fim de semana, Lindolfo Fernandes de Castro como novo presidente da entidade. A chapa encabeçada pela então presidente Deliane Lemos de Oliveira não conseguiu a reeleição. A diferença de votos entre Deliane e Lindolfo foi de quase 400. A nova diretoria toma posse no dia 10 de dezembro, quinta-feira. Serão dois anos de gestão. Lindolfo volta ao sindicato para seu quinto mandato como presidente.

Solidariedade

Diante da tragédia que extinguiu a pequena Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, e de todos os problemas gerados pelo rompimento da barragem Fundão, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig) realiza uma reunião para demonstrar o seu apoio e solidariedade à cidade associada, além de discutir as novas propostas do marco da mineração e cobrar um retorno urgente do governo. O encontro acontece nesta terça, a partir das 14h, na sede da Amig, e vai contar com a presença dos prefeitos associados, incluindo o de Mariana, Duarte Júnior.

Por: O Tempo

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?