fbpx
jc1140x200

Delegacia Virtual de Minas Gerais passa a funcionar nesta segunda-feira (30/06)

 

A partir das 7h desta segunda-feira (30/06), entrará em funcionamento o segundo módulo da Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo o Delegado Regional da Polícia Civil, Ivan José Lopes, essa opção será muito útil para o cidadão. “A partir de agora, os cidadãos poderão fazer também pela internet o registro de perda e extravio de documentos e de objetos pessoais, sem precisar comparecer à delegacia ou aguardar a chegada da Polícia Militar para a elaboração do boletim de ocorrência. O novo serviço integra o sistema da Delegacia Virtual, que até o final do ano permitirá o registro on-line de mais outros dois tipos de ocorrência”, afirmou.

 

[pull_quote_left]A partir de agora, os cidadãos poderão fazer também pela internet o registro de perda e extravio de documentos e de objetos pessoais, sem precisar comparecer à delegacia ou aguardar a chegada da Polícia Militar para a elaboração do boletim de ocorrência. O novo serviço integra o sistema da Delegacia Virtual, que até o final do ano permitirá o registro on-line de mais outros dois tipos de ocorrência[/pull_quote_left]

 

Conforme Lopes, a Delegacia Virtual já está em funcionamento desde o dia 30 de abril para o registro de acidentes de trânsito sem vítimas. Até o dia 18 de junho, esse módulo já havia registrado um total de 3.838 ocorrências em todo o Estado. Deste total, 1.478 foram registradas em Belo Horizonte.

 

A Delegacia Virtual é um serviço de solicitação de registros de ocorrência disponibilizado ao cidadão pela internet. Atualmente, é possível solicitar o registro de ocorrência para a natureza de acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos e objetos pessoais.

De acordo com o site da Delegacia Virtual, em breve também serão disponibilizadas as seguintes naturezas: pessoa localizada, pessoa desaparecida e danos.

Para solicitar um registro de ocorrência pela Delegacia Virtual é preciso, no mínimo, fornecer as seguintes informações do solicitante: nome completo, documento de identidade, passaporte ou RNE, data de nascimento, escolaridade, sexo, estado civil, nacionalidade, endereço completo, telefone celular e e-mail. Os demais dados solicitados vão depender do tipo da ocorrência.

Ao realizar a solicitação, esta será analisada por uma equipe da Delegacia Virtual e, assim que for validada, torna-se um Boletim de Ocorrência, possuindo o mesmo valor que um registro realizado presencialmente em uma unidade Policial.

Ainda de acordo com o site da Delegacia Virtual, é necessário fornecer um e-mail e telefone celular para confirmar a autoria do registro após a validação de preenchimento das informações da Solicitação de Registro de Ocorrência, visando evitar fraudes. A solicitação de registro deve ser iniciada pela escolha do tipo da ocorrência na página inicial da Delegacia Virtual. Os procedimentos de registro de informações pessoais e da ocorrência buscam ser de fácil compreensão. Será disponibilizado ainda um manual passo a passo  em: https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/

A solicitação pode ser realizada na Delegacia Virtual, pela internet, 24 horas por dia. Caso a equipe da Delegacia Virtual verifique que os dados informados não conferem com as informações cadastradas nos sistemas de informações policiais ou se as informações sobre a natureza da ocorrência solicitada não forem compatíveis para atendimento na Delegacia Virtual, a solicitação não será validada, portanto não haverá o registro da ocorrência.

 

Nestas situações, o solicitante deverá verificar as pendências para que o registro possa ser confirmado. As denúncias anônimas deverão ser comunicadas através do Disque Denúncia, pelo telefone 181. A impressão do Boletim Eletrônico de Ocorrência/REDS – Registro de Evento de Defesa Social somente poderá ser realizada após sua validação pela equipe da Delegacia Virtual, que comunicará o solicitante pelo e-mail informado durante a solicitação do registro.

 

[quote_box_center]As ocorrências nas modalidades já disponíveis podem ser registradas por meio do endereço www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br. Existem também links de atalho para o serviço disponíveis nos sites do DETRAN/MG (www.detran.mg.gov.br) e da Polícia Civil de Minas Gerais (www.policiacivil.mg.gov.br).​[/quote_box_center]

 

Fonte: Delegacia Virtual de Minas Gerais.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?