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Débitos de clientes da Copasa podem ser negociados até 10 de julho

Clientes com Tarifa Social ou da categoria comercial podem podem pagar as contas atrasadas parceladamente, sem entrada e sem a cobrança de juros e multas, em até 24 vezes.

Débitos com a Companhia de Saneamento de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) podem ser negociados pelos clientes até o dia 10 de julho. Para os clientes que possuem Tarifa Social, os cortes de água foram suspensos durante a pandemia da covid-19.

Conforme a Copasa, o cliente beneficiário da Tarifa Social e da categoria comercial podem pagar as contas atrasadas parceladamente, sem entrada e sem a cobrança de juros e multas, em até 24 vezes. O cliente da Tarifa Social pode ainda dividir as faturas atrasadas em até 36 meses, com entrada de 5% ou o valor de uma fatura média dos últimos 12 meses.

Tarifa Social

Para ter acesso à Tarifa Social, é preciso estar cadastrado no CadÚnico, do governo federal, e também fazer o cadastramento no site da Copasa. Sendo aprovado, a pessoa terá direito à Tarifa Social, um benefício para as famílias de baixa renda que reduz em até 40% as faturas dos serviços de água e esgoto.

Para receber este benefício, a renda por pessoa da família não deve ultrapassar R$ 362. Estando dentro do critério de renda, mas não pertencendo ao CadÚnico e nem o benefício, a pessoa precisa ir à Prefeitura para fazer o cadastramento e depois fazer a inscrição no site da Copasa.

Opções de pagamento

Em relação aos empresários cadastrados na categoria comercial, o objetivo é de assegurar opções de pagamentos dos débitos e permitir que os comércios que estão inadimplentes com a empresa possam regularizar a situação para que não haja o corte de água. A opção para este caso é o parcelamento em 12 vezes sem juros e sem entrada. O pagamento também foi prorrogado até 10 de julho.

Em entrevista ao portal G1, a diretora de Relacionamento e Mercado da Copasa, Cristiane Schwanka, explicou que o cliente cadastrado na tarifa comercial, poderá escolher também por parcelada em 24 vezes o débito, mas terá entrada de 5% e cobrança de juros.

Já os clientes comerciais dos ramos de atividades abrangidas pelo Decreto Municipal nº 17.304 de Belo Horizonte, Decreto Estadual nº 47.886/2020 e pelas Deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19, de 22 de março de 2020, que têm faturas com vencimento entre 24 de abril e 30 de maio de 2021, terão prazo de vencimento adiado para 30 de junho.

Foi explicado ainda que, para as demais categorias: residencial, industrial e pública, a renegociação de dívidas permite a entrada de 5% do total da dívida ou a média dos últimos 12 meses, e o restante parcelado em até 24 parcelas, com juros.

Já os clientes que tiveram o fornecimento de água suspenso podem renegociar as faturas que estão astrasadas através da Agência Virtual no site da Copasa. Além da renegociação, é preciso solicitar o restabelecimento do fornecimento de água também pelo site.

Corte de água

O corte de água para clientes com o benefício da Tarifa Social foi suspenso durante a pandemia. Para os demais o corte é feito, caso o pagamento não seja recebido após o vencimento. A Copasa então envia um aviso da dívida ao cliente sobre o vencimento e em seguida o corte é realizado.

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