fbpx
jc1140x200

De família lagopratense, Jamir Calili Ribeiro pretende representar a região na Assembleia Legislativa

Jamir Calili é advogado, professor universitário e político. Também formado em Direito e Ciências Sociais, tendo focado os seus estudos em ciências políticas e educação. Tem um mestrado em Administração Pública e é doutor em Direito.

Publieditorial

Nascido em Governador Valadares e de família lagopratense, Jamir Calili Ribeiro é professor de Direito e Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora, no campus de Governador Valadares, onde também reside e está como vereador desenvolvendo diversos trabalhos. Para conhecer um pouco mais sobre ele e saber seus ideais e projetos para representar a região de Lagoa da Prata, bem com o todo o Estado, o Jornal Cidade fez uma entrevista com Jamir, que agora é oficialmente candidato a Deputado Estadual.

 

(Foto: Jamir Calili / divulgação).

 

Jornal Cidade: Jamir, por quais motivos você entrou para a vida política?

Jamir: Costumo dizer que eu sempre tive vocação política. Quando era criança e me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, respondia que queria ser presidente, algo extraordinário. E sempre me senti inclinado a participar de movimentos mais coletivos. Foi algo natural na minha vida, mas que fortaleceu com as ideias de que devemos participar.

JC: Qual a sua história/relação com a região de Lagoa da Prata e quais os seus principais objetivos para representar e ser a voz da região na Assembleia Legislativa?

Jamir: É uma região muito importante para mim, sobretudo porque é onde minha família empreendeu e criou muitas raízes positivas. Meu compromisso com todas as cidades que tenho relação é o mesmo: contribuir para o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e cuidar das pessoas, especialmente das associações voltadas para a assistência dos mais necessitados.

JC: Quais as suas experiências na esfera política?

Jamir: Entrei na política nas eleições de 2012, quando concorri a vereador e não fui eleito. Nos anos seguintes me aproximei do atual prefeito de Governador Valadares, André Merlo, onde participei da campanha de 2016 em que ele foi eleito prefeito pela primeira vez. Fui responsável pela elaboração do plano de governo e mobilização com lideranças da cidade. Sob gestão dele, assumi três Secretarias Municipais em momentos diferentes: Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento. Em 2018, fui candidato a deputado estadual, porém não fui eleito, mas muito bem votado, tanto no contexto global, quanto em Lagoa da Prata. Desde 2021 estou como vereador de Governador Valadares, tendo sido eleito como 2º vereador mais votado.

JC: Quais são os seus ideais políticos e principais bandeiras?

Jamir: Eu me considero um liberal prático. Defendo um Estado pequeno e que não atrapalhe a vida do cidadão, mas que atue de forma vigorosa a favor das pessoas que mais precise. Por causa disso, minha principal pauta é a desburocratização e o empreendedorismo como forma de gerar emprego. Também atuo em defesa das pessoas com deficiências e doenças raras e temos já um trabalho maravilhoso de assistência a crianças e famílias. Mas com minha experiência e formação acadêmica acabo atuando em várias frentes, como assistência social, saúde, educação.

JC: Qual a sua formação?

Jamir: Sou advogado, professor universitário e político. Sou formado em Direito e Ciências Sociais, tendo focado os meus estudos em ciências políticas e educação. Tenho um mestrado em Administração Pública e sou doutor em Direito.

JC: Fale um pouco sobre quem é o Jamir na vida pessoal para aqueles que ainda não te conhecem.

Jamir: Minha família é bem grande. Sou filho do Jefferson Ribeiro e da Selma Calili. Meu pai foi presidente da câmara de Lagoa, liderou o movimento contra o fim da praia da lagoa e um respeitado servidor público e empreendedor. Tenho nove irmãos, todos mais velhos, a maioria morando em Lagoa da Prata. Minha esposa é a Cissa, com quem temos duas filhas, a Clara e a Isabel, mas talvez logo venha mais um.

JC: É perceptível, através das suas redes sociais o quanto você se mostra perto do povo, sempre esclarecendo seus trabalhos e mostrando como eles são desenvolvidos. Por que você considera essa aproximação tão importante?

Jamir: Como liberal, eu acredito que um dos pilares do serviço público deve ser a transparência. Para um político, é muito fácil só mostrar obras prontas e dizer que fez algo. Eu prefiro agir de forma diferente. Explicando o que está sendo feito e mostrando o processo, eu aproximo meu eleitor do mandato.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?