fbpx
jc1140x200

Crianças do SCFV de Santo Antônio do Monte visitam a Aldeia dos Índios Pataxós em Itapecerica

No dia 17 de abril os alunos do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos – SCFV realizaram uma visita na Aldeia dos Índios Pataxós em Itapecerica. A ação teve como principal objetivo despertar todos os participantes para a importância do respeito à diversidade cultural. “Nosso propósito era proporcionar além de um dia de lazer, a conscientização sobre a riqueza da cultura desse povo, atentando nesse contexto para a forma como se relacionam com a natureza, como o outro, suas vivências e objetivos existenciais”, explicou a psicóloga Lara Camargo Dutra, coordenadora do projeto da Assistência Social.

Segundo Lara Dutra, coordenadora do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos – SCFV, o objetivo da viagem foi despertar os alunos, na semana do índio, para a riqueza da cultura desse povo.

Lara ainda enfatizou que buscaram através do passeio experimentar a igualdade, a sensibilidade e o respeito a um modo de vida muito diferente do nosso. “A experiência do novo, do diferente, do desconhecido promove tanto o desenvolvimento humano quanto o social”, disse.

De acordo com o depoimento de uma adolescente de 12 anos participante do SCFV, a visita foi muito proveitosa e educativa: “Neste passeio pude aprender várias coisas, não podemos maltratar a natureza e temos que ter grande respeito pelos índios, já que os brancos tiraram a terra que era deles. Foi muito divertido e pudemos aprender algumas palavras indígenas: Nhenhenhém: velho /Aram: sol / Chukakai: galinha,” contou.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 6 a 15 anos é um espaço de convivência, formação para a participação, cidadania e desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes. As intervenções do serviço são pautadas em experiência lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.

Por: Ascom da Prefeitura de S. A. do Monte

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?