fbpx
jc1140x200

Criança de Lagoa da Prata ganha tratamento para fissura labiopalatal através de projeto do Rotary Internacional

Deinner Silva - Rotariano Whatsapp: 37 9 9115-5943 E-mail: [email protected]

Cirurgiões dentistas e médicos brasileiros, com o patrocínio do Rotary internacional, realizam em Kiev na Ucrânia um projeto inovador de tratamento de fissura labiopalatal e deformidades crânio faciais. O projeto teve início no ano de 2013 e já no ano de 2014 realizou mais de 200 cirurgias e, entre esses procedimentos, foi feita a implantação de uma mandíbula de titânio em uma criança de sete anos, a primeira do mundo totalmente customizada (adaptada ao paciente).

O projeto, que é coordenado pelo ortodontista Saulo Borges do Rotary Club de Arcos-MG, capacita médicos Ucranianos com técnicas usadas aqui no Brasil neste tipo de cirurgia.

A fissura labial tem causas genéticas e ambientais. É possível que a incidência seja ainda maior na Ucrânia, porque não se contam as crianças (fetos) fissuradas que não chegam a nascer, já que o aborto é permitido para esse caso no país.

O projeto não beneficia somente os alunos e pacientes da Ucrânia. No início do ano de 2018, nasceu em Lagoa da Prata uma criança com fissura labiopalata, que com intermédio do Rotary Club de Lagoa da Prata e o Rotary Club de Arcos, conseguiu todo o tratamento gratuito no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), famoso Centrinho, que é referência internacional na reconstrução de fissura labiopalatina e outras malformações craniofaciais e hoje vive como  qualquer criança.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?