fbpx
jc1140x200

Creche Dona Zuleica é inaugurada

Foto: Divulgação/Ascom Lagoa da Prata

A creche Dona Zuleica Machado Malta foi inaugurada oficialmente no último dia 16. O projeto inicialmente era de responsabilidade do Governo Federal, que começou a obra em 2012, mas a deixou sem conclusão. Foi então que a administração municipal resolveu tomar frente e assumiu a responsabilidade de entregar para a cidade o que tinha sido abandonado. A prefeitura investiu recursos próprios de mais de um milhão de reais para terminar a obra.

Localizada entre os bairros Gomes e São Francisco, o espaço físico da instituição é amplo e moderno, dividido em várias salas, berçário e refeitório. A parte externa também é extensa, possui área verde, muito apropriada para atividades recreativas. O funcionamento é em horário integral, de 07h:30 às 16h:30. Pais e responsáveis interessados em matricular crianças na instituição para o próximo ano, devem procurar a direção da creche e colocar o nome na lista de espera.

De acordo com a secretária de Educação, o lugar já está atendendo 120 crianças de até três anos. “A Creche Dona Zuleica Machado Malta está em pleno funcionamento, e mais 50 vagas devem ser ampliadas em 2019. Atendemos crianças principalmente desta região dos bairros Paradiso, São Francisco e Marília, mas outros bairros também estão sendo beneficiados. Damos prioridade para as mães que trabalham fora, garantindo um direito constitucional – de que educação é para todos”, disse Paulene.

Para a secretária, a conclusão da obra pelo município foi um alívio para a comunidade que aguardava pelo benefício: “Estamos muito felizes em ter a oportunidade de terminar essa obra que era de responsabilidade do Governo Federal, mas o município assumiu, investimos mais de R$ 1 milhão para poder atender as crianças com muita qualidade”, finalizou.

O prefeito Paulo César Teodoro reforçou a importância do ensino de qualidade para a igualdade social. “A educação é um assunto apaixonante. Grandes líderes lutaram e levantaram a bandeira da educação como o caminho para igualdade. Para citar alguns, Martin Luther King, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi e Malala Yousafzai são exemplos. Aqui no país, nossos professores são símbolos dessa luta. O caminho é esse aqui, o futuro são essas crianças. Precisamos investir em educação para que ela mude as pessoas, e para que, então, essas pessoas mudem o país”, enfatizou.

DONA ZULEICA  

O nome que a creche recebeu homenageia uma das educadoras mais renomadas de Lagoa da Prata. Nascida em 20 de dezembro de 1934, em Santana do Jacaré, Zuleica Machado Malta foi mãe, esposa e educadora reconhecida pela luta em prol do ensino na cidade. Hellen Machado Malta, filha da professora, discursou durante a solenidade de inauguração sobre a dedicação da educadora: “Minha mãe se dedicava tanto ao ensino, que em determinada ocasião, nos pediu desculpas e ao nosso pai por tanta ausência no cotidiano. Ela é relembrada e reverenciada como uma educadora visionária, rigorosa e defensora implacável da ideia de que a educação é a única forma de vencer na vida. Outro traço marcante de sua personalidade era o senso de gratidão e justiça”, lembrou.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?