CoronaVac é distribuída para macrorregião do Centro-Oeste de Minas

CoronaVac é distribuída para macrorregião do Centro-Oeste de Minas

Veja como foi a chegada das primeiras doses da vacina em alguns municípios e as primeiras pessoas que foram vacinadas.

Sendo um dos momentos mais esperados dos últimos tempos, a CoronaVac, vacina contra a Covid-19, chegou na tarde desta última terça-feira (19) na região Centro-Oeste de Minas Gerais. O caminhão com as primeiras doses estacionou em Divinópolis por volta das 11h07, trazendo mais de 4 mil imunizantes de Belo Horizonte para a Superintendência Regional de Saúde (CRS), que é a responsável por distribuir as vacinas aos mais de 50 municípios da macrorregião do Centro-Oeste de Mineiro.

O estado recebeu 577.680 doses da vacina e dessas, 60 mil ficaram na capital mineira. A CoronaVac foi produzida pelo laboratório chinês, Sinovac, em parceria com o Instituto Butantã de São Paulo. O governador Romeu Zema (Novo) havia informado em uma série de entrevistas ainda na terça que até o final do dia os 853 municípios mineiros receberiam a vacina contra a covid-19.

Confira como foi em algumas cidades da região:

Em Japaraíba, as primeiras doses da vacina foram aplicadas por volta de 16h. Os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente receberam a primeira dose da vacina, pois estão entre o grupo prioritário dessa primeira fase de vacinação.

Apesar do repasse, neste primeiro momento ter sido de apenas 11 doses para o município, a prefeitura ressalta que “ainda sim é motivo de grande alegria e esperança para os profissionais que foram vacinados e também de expectativa para todos nós que aguardamos o momento de receber a vacina”.

Para a secretária de saúde, Elaine Maria Fernandes, “As primeiras doses da vacina são a esperança de que dias melhores virão”.

Netwise

Dinair Miranda, técnica em enfermagem, foi a primeira pessoa a ser vacinada em Japaraíba.

Foto: Prefeitura Municipal de Japaraiba/Divulgação.

Em Lagoa da Prata, o prefeito Di-Gianne Nunes, estacou a importância do momento como ‘o início do fim da pandemia’, lembrando que todas as medidas sanitárias precisam continuar para a evitar a propagação da doença, isso significa que ainda está mantido o distanciamento social, o uso de álcool gel e de máscaras de proteção facial.

As primeiras vacinadas no município foram Márcia Aparecida dos Santos – técnica de enfermagem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – e Laura de Oliveira Cravo – enfermeira coordenadora do Centro de Terapia Intensiva do Hospital São Carlos.

Foto: Rafael Robatine.
Foto: Rafael Robatine.

Em Arcos, a técnica de enfermagem, Silvana Barbosa, foi escolhida para ser vacinada com a primeira dose da Coronavac aplicada no município.

Silvana é funcionária do Hospital há 1 ano e 7 meses e trabalha na linha de frente contra o coronavírus, atendendo os pacientes de Arcos infectados. É uma profissional extremamente zelosa e, por isso, foi escolhida para entrar na história da saúde em Arcos. “Eu estou muito emocionada por ter sido escolhida. Não doeu nada. Já aproveito para pedir que a população não tenha medo. A vacina veio para salvar vidas”.

As 101 doses da Coronavac chegaram a Arcos na tarde desta terça-feira (19). A primeira vacina foi aplicada pela enfermeira Ângela Margarete, responsável técnica pela imunização no município.

Acompanharam a aplicação o prefeito Claudenir José de Melo; o vice, Dr. Sérgio Vilela de Oliveira; a secretária de Saúde, Adalgisa Borges, e o presidente da Câmara, Ronaldo Ribeiro (PTC).

Foto: Prefeitura Municipal de Arcos/Divulgação.

Para Formiga, foram destinadas, inicialmente, 850 doses. Conforme a prefeitura, o primeiro profissional da saúde a ser vacinado é um técnico de enfermagem que trabalha na UTI-Adulto da Santa Casa de Formiga. Ele tem 41 anos e trabalha na instituição há 9 anos, além de atuar no Centro Nefrológico Formiguense. A coletiva de imprensa e o início da vacinação contra o coronavírus em Formiga acontece nesta quarta-feira (20) às 9h.

Foto: Prefeitura Municipal de Formiga.

Em Santo Antônio do Monte, o prefeito Léo Camilo informou por meio de suas redes sociais, o recebimento das primeiras doses da vacina na cidade. A abertura da campanha de imunização no município será realizada nesta quarta-feira (20) com a divulgação de mais informações para a população.

Moema divulgou na manhã de terça-feira (19) que o município já está preparado para receber as vacinas contra a Covid-19. Na mesma data, a secretaria municipal de Saúde recebeu a câmara fria para as doses, no entanto, conforme a prefeitura, o Governo de Estado ainda não comunicou a quantidade que o município irá receber. “E iremos seguir as retas do Estado respeitando o público alvo da 1ª fase”.

Em Bom Despacho, a prefeitura informou que as primeiras doses para a vacinação chega ao município nesta quarta-feira (20). Para imunizar toda a população de forma ordenada, a campanha será feita em várias etapas. As datas serão divulgadas ainda esta semana.

O município recebeu 583 doses e o plano de vacinação da cidade terá como prioridade pessoas com mais de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais que estejam institucionalizadas; adultos que tenham deficiência (que estejam institucionalizados), indígenas e trabalhadores da Saúde que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus.

Profissional recebendo a primeira dose da vacina Coronavac.
(Foto: Prefeitura Municipal de Bom Despacho/ Divulgação)

A 2ª etapa, será destinada para pessoas com idades entre 60 e 74 anos e por fim, na 3ª etapa, pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares, indivíduos transplantados de órgãos sólidos, anemia falciforme, câncer, obesidade grave que possuem o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 40.

Já a 4ª etapa prevê a vacinação do público que não se encaixa nos critérios acima, considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. A data para a imunização para esta etapa ainda não foi divulgada pela Secretaria de Saúde Estadual, de acordo com o comunicado da Prefeitura de Bom Despacho. Outras informações sobre a campanha de vacinação contra covid-19 na região Centro-Oeste Mineira, estarão sendo atualizadas diariamente no site do Jornal Cidade.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄