fbpx
jc1140x200

Copasa anuncia racionamento de água em Santo Antônio do Monte

Vereadores e Prefeito Municipal visitam Sede da Copasa para buscar soluções para Samonte (Por: Roberta de Oliveira Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Samonte)

Vereadores e Prefeito Municipal visitam sede da Copasa para buscar soluções para Samonte

A Copasa informou ontem (5) que terá início o racionamento de água em Santo Antônio do Monte. Os vereadores Viviane Greco e Gustavo Couto, estiveram na Sede da Copasa, em Belo Horizonte, acompanhados do prefeito Dinho do Braz, da engenheira ambiental da Prefeitura, Isabela Garibaldi, para uma reunião com a Presidente da empresa, Sinara Inácio Meireles Chenna e o Sr. Frederico, Diretor responsável pela região Centro Oeste. A reunião foi intermediada pelo Deputado Estadual Fábio Avelar, atendendo ao pedido dos vereadores Viviane e Gustavo.

Na pauta, a questão do racionamento de água, que teve início na manhã de hoje (6). Segundo informações, já existe um projeto para a realização das obras necessárias para solucionar os problemas com a falta de água em fase de licitação. As obras estão previstas para serem iniciadas em Janeiro/18. A previsão de investimento das obras é de 8 milhões de reais.

Na mesma reunião, os vereadores e o prefeito exigiram que, em caso de rodizio de água, o mesmo seja feito de forma responsável pela Copasa, ou seja, que as instituições públicas do município como escolas, creches, hospitais, Lar Vicentinho, APAE, entre outras, não sejam penalizadas e o serviço mínimo seja mantido para a população em geral. O compromisso foi aceito pelos representantes da Copasa.

Outro assunto em pauta foi a reforma da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. A engenheira ambiental da Prefeitura apresentou dados técnicos e questionamentos sobre a manutenção da Estação de Tratamento de Esgoto que, devido ao vazamento de gás (que deveria ser queimado), tem danificado algumas peças como grades e tubulações de ferro. A Copasa afirmou que enviará um técnico ao local para avaliar a estrutura e definir melhorias na Estação.

Com relação ao Bairro Pedro Lacerda, a regional de Bom Despacho já enviou laudo ao Ministério Público de Santo Antônio do Monte para avaliação e, assim, resolver a questão dos mutuários de 149 lotes no bairro aguardando liberação para construir.

Segundo o Prefeito Dinho do Braz, o Executivo oficializará a justiça para que a Copasa cumpra a liminar aberta desde 2015, que obriga a mesma a não realizar mais rodízios de água e construa outro sistema de captação.

“Por enquanto, o racionamento está mantido, o que faz necessária a urgência de nos unirmos para evitar o desperdício de água e, assim, evitar que o racionamento permaneça por mais tempo. Lembramos que a Copasa está abastecendo nosso município com poços artesianos e que o nível de nosso reservatório está baixo devido à seca. Não há previsão de chuva para o mês de setembro, então, sejamos conscientes!”, afirmou a assessoria de comunicação da Câmara de Santo Antônio do Monte.

Confira o cronograma: 

Por: Roberta de Oliveira – Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Samonte

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?