fbpx
jc1140x200

“Contação de Histórias” leva literatura e lazer para crianças durante as férias

Projeto gratuito da Secretaria de Cultura e Turismo segue nos dias 16 e 23 de janeiro, na Biblioteca Bueno de Rivera

Dezenas de crianças movimentaram a Biblioteca Municipal “Bueno de Rivera” nos dias  05 e 09 deste mês, durante os dois primeiros eventos do projeto “Contação de Histórias”. A iniciativa da Prefeitura de Samonte por meio da Secretaria de Cultura e Turismo busca oferecer atividades de lazer que aliem conhecimento e o hábito da leitura para as crianças em férias. A cada encontro, o projeto recebe uma nova contadora de histórias.

As atividades estão acontecendo na Biblioteca Bueno de Rivera e no auditório do CETUC, devido ao grande número de público. A estreia teve a participação da professora Maria Puríssima Borges. “Na minha opinião é um fato maravilhoso porque dá oportunidade para as crianças de visitarem a biblioteca, ouvirem histórias por outras pessoas e movimenta mães e filhos, todos estão satisfeitos”, disse. A personagem Galinha Pintadinha da Turma da Tchuka recepcionou muitos pais e mães que acompanharam os filhos.

“Como mãe, eu trouxe minha filha aqui hoje para participar do projeto porque avalio de extrema importância para as nossas crianças. A boa escrita, a boa redação e o conhecimento dependem do hábito da leitura”, explica a advogada Adriana Araújo. Gildeque Cardoso levou as duas filhas para participar da “contação”. “Como pai, acho a iniciativa da gestão atual muito interessante. Pelo tanto de crianças que compareceram aqui, se não tivesse esse evento, onde estariam essas crianças? Foi provado que a Administração atual está fazendo um belo trabalho ao inserir as crianças na cultura local. É muito positivo e nossa cidade merece mais eventos como esse”, declarou ele.

Ana Paula F. de Oliveira, segunda professora a participar do projeto, também destacou a importância da ação. “A Secretária de Cultura Margarete Resende me convidou para estar participando dessa empreitada que alia educação e cultura. Achei muito bacana, as crianças precisam do contato com a leitura e esse é mais um incentivo. Muitas pessoas até nem sabem que existe uma biblioteca pública na cidade, às vezes acham que só tem nas escolas e esse projeto foi muito bom. Sobre a minha participação, é mais um gesto de estar repassando o que aprendi na minha vida inteira trabalhando com crianças”.

A Biblioteca Municipal Bueno de Rivera (prédio do CETUC na Avenida Tancredo Neves) dispõe hoje de um acervo superior a 10 mil livros, para consulta ou empréstimo, de variados gêneros: literatura, artes, enciclopédias e revistas em quadrinhos. Em 2017, foram realizados 2.500 empréstimos, sendo cerca de 300 ao mês. As próximas “contações de histórias” estão previstas para os dias 16/01 e 23/01, com a participação das professoras Elaine A. de Souza e Cleide Linhares. Os encontros são gratuitos e acontecem na Biblioteca Bueno de Rivera, sempre às 13h.

(Ismael Costa/ASSCOM – Prefeitura de Samonte)

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?