fbpx
jc1140x200

Concurso da Prefeitura de Lagoa da Prata tem 5 mil inscritos

Foto ilustrativa: Reprodução/Internet

Após muitas idas e vindas com adiamentos e suspensão, as provas do concurso público da Prefeitura de Lagoa da Prata acontecem no domingo (16). Aproximadamente 5 mil pessoas concorrerão às 39 vagas do certame. As provas serão aplicadas pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (FADECIT) em dois turnos, mas os locais e horários ainda não foram divulgados. Confira os locais e horários das provas.

O cargo que teve mais inscrições foi o de professor. No geral, as remunerações vão de R$ 969,27 a R$ 13.744,32, para jornadas que variam entre 10 e 40 horas semanais. O concurso havia sido suspenso no início de agosto pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e foi reaberto após a publicação de um novo edital no dia 13 de setembro. Trinta e um cargos em cadastro reserva foram excluídos. O cancelamento de vagas disponíveis e alteração em data de provas geraram 1.464 devoluções de taxas de inscrição.

PREPARAÇÃO PARA AS PROVAS

De acordo com o professor Itamar Portiolli de Oliveira que ministra aulas em cursinhos preparatórios para concursos, o ideal é se preparar com antecedência para as provas, mas ele dá dicas para aqueles que não estudaram com precedência. “A dica para quem estuda em cima da hora é resolver provas anteriores da banca examinadora. É comum que a banca siga uma linha, e as provas tendem a fazer uma repetição de conteúdos”, instrui.

O especialista frisa, ainda, que na reta final, o foco deve estar na resolução de exercícios de provas, identificando pontos fracos para estudar objetivamente esses pontos, e exemplifica: “Resolvendo exercícios você identifica uma dificuldade de resolver juros simples quando exige o uso de sistema, então você não precisa estudar todo o conteúdo de sistema e juros simples de novo, precisa apenas rever montagem de sistema. Pois esse é o seu gargalo”, ensina Itamar.

Portiolli dá dicas para o dia do exame. “Provas de concursos exigem conhecimento, atenção, calma e administração do tempo. A questão de por onde começar é bem pessoal. Cada candidato tem um comportamento, porém recomendo iniciar pela matéria que tem maior facilidade, para garantir. Um chocolate, de preferência amargo (maior concentração de cacau), meia hora antes da prova é comprovadamente bom para evitar o estresse e, durante a prova, é importante hidratar-se e recarregar a energia com algum alimento”, orienta

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?