fbpx
jc1140x200

Como manter a saúde física e alimentar na pandemia?

Segundo um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e UNICAMP após o início de casos confirmados e também das mortes pela Covid-19,houve um aumento no consumo de álcool e cigarro de 44.062 dos brasileiros

Reportagem: Karine Pires

A pandemia da Covid-19 transformou a forma de viver das pessoas,atualmente, seguir antigos hábitos simples como sair de casa,não são benéficos a saúde e são recomendados em casos de extrema necessidade. Além de ter que adotar novos comportamentos, o regime de teletrabalho também vem sendo muito utilizado pelas empresas para evitar aglomerações e a proliferação do novo coronavírus nos ambientes de trabalho. Em função disso, é preciso ter um cuidado redobrado com a saúde, intensificando a prática de exercícios e seguindo uma alimentação saudável para evitar possíveis doenças.

O Jornal Cidade conversou com o profissional de educação física, Michael Douglas,Especialista em Fisiologia do Esforço, Metabolismo ,Teoria do Treinamento físico e Especialista em Musculação e Treinamento funcional Personalizada, sobre a importância de se praticar o exercício físico. Michael destaca a importância de diferenciar os conceitos: atividades físicas e exercícios físicos. 

As Atividades físicas envolvem qualquer tipo de atividade desempenhada no dia a dia. Desde lavar uma roupa a exercer funções do seu trabalho. Mesmo desempenhando diversas atividades durante cotidiano, uma pessoa pode ser considerada sedentária caso não introduza em sua rotina exercícios físicos, que  são várias modalidades que envolvem planejamento, sistema e organização, além de incluir um volume de treinamento, tempo, esforço físico e tempo de descanso. 

Exercícios em casa

Para praticar qualquer exercício físico, o profissional ressalta que eles devem ser realizados sob orientação profissional, pois jamais devem ser feitos de forma aleatória. O profissional de educação física será responsável por planejar um treinamento ideal de acordo com seu histórico físico, analisando fatores como por exemplo, se a pessoa já possui o hábito de se exercitar regularmente ou se é uma pessoa sedentária que não pratica nenhum tipo de exercício. Além do teletrabalho, muitos profissionais e academias tem dado aulas e instruções online para alunos e clientes se exercitarem da maneira correta, evitando assim que haja lesões que prejudiquem a saúde física das pessoas. 

Doenças que podem surgir 

Segundo um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) após o início de casos confirmados e também das mortes pela Covid-19,houve um aumento no consumo de álcool e cigarro de 44.062 brasileiros. A Fiocruz e outras entidades como a Unicamp, também realizaram uma outra pesquisa que identificou um aumento de ansiedade, sedentarismo, consumo de álcool e cigarro estão entre as consequências da pandemia.

Em relação a primeira pesquisa citada,os pesquisadores realizaram a pesquisa por meio de um questionário online. A amostra foi refinada, por meio dos dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD, 2019) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O método é realizado para obter a mesma distribuição por estado, sexo, faixa etária, raça/cor e grau de escolaridade da população brasileira.

O profissional de educação física ressalta que o sedentarismo pode ser um vilão capaz de gerar doenças psicológicas,fisiológicas,cardíacas, circulatórias e doenças estruturais anatômicas, que são causadas devido ao acúmulo de gordura.Combinada aos exercícios físicos, uma alimentação saudável é sempre um dos fatores que auxiliam numa vida saudável. O Jornal Cidade conversou com Ana Luiza Guadalupe  Perilo, Especialista em Nutrição Esportiva e Educação Nutricional sobre a alimentação durante o isolamento social. 

Alimentação saudável

Ana Luiza destaca que comer mais frutas,verduras, fibras,evitar o excesso de frituras e açúcares são formas de ter uma alimentação saudável. Na hora de se alimentar é preciso levar em consideração a qualidade do alimento.Os produtos naturais são os mais indicados. Também é preciso evitar produtos processados como miojos e refrigerantes. 

Ser saudável não significa comprar produtos e alimentos caros, a profissional salienta que os alimentos citados combinados com arroz,feijão,frango e pães integrais são saudáveis e não pesam no bolso.Em função do isolamento social, muitas empresas adotaram o regime de teletrabalho ( home office). Por estar em casa, talvez a rotina alimentar seja desequilibrada por diversos fatores, como a ansiedade, fazendo com que as pessoas comam mais alimentos que fazem mal a saúde. A nutricionista alerta que além de quererem comer mais em função da ansiedade, também podem querer alimentos diferentes.

A nutricionista ressalta que além de seguir uma alimentação saudável, as pessoas não devem ter em casa produtos que não são saudáveis e que gostariam de comer fora. Já em relação ao corpo, Michael destaca que por ficar numa posição por muito tempo pode gerar complicações articulares e que o recomendado é que se mude de posição a cada 20 minutos para se alongar. Independente se está em casa ou em outro local.  

Para quem tem crianças em casa

Em relação às crianças, as recomendações são as mesmas, e beber muita água. Já para praticar exercícios físicos, Michael alerta que é muito importante que as crianças pratiquem exercícios físicos para o próprio desenvolvimento. Mas diferentemente dos adultos, os exercícios são focados na coordenação motora através de um treinamento lúdico, buscando treinamento de força apenas com o peso corporal. 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?