fbpx
jc1140x200

Comitê discute em Belo Horizonte situação dramática do Velho Chico

O rio da integração nacional está agonizando. O São Francisco, o maior rio que nasce e deságua no Brasil, com uma extensão de 2.700 Km, integrando o Nordeste e Sudeste, pasa por um momento dramático. É a pior estiagem em 50 anos. A crise do Velho Chico compromete a geração de energia, navegabilidade e o abastecimento de água, em toda extensão da sua bacia, que envolve mais de 500 municípios em cinco estados brasileiros e cerca de 17 milhões de pessoas.

 

Todas essas questões estarão na pauta da XXV Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco/CBHSF, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio, em Belo Horizonte (MG), reunindo membros e especialistas para discutir assuntos como revitalização da bacia, usos múltiplos das águas e saneamento básico das cidades ribeirinhas. Além disso, a plenária terá como tema o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, uma campanha idealizada pelo CBHSF envolvendo os diversos municípios da bacia para manifestações conjuntas no dia 3 de junho. O objetivo é chamar a atenção da opinião pública nacional para toda essa problemática vivida pelo São Francisco.

A reunião plenária será aberta com uma conferência do engenheiro civil e sanitarista Gilson Queiroz sobre os desafios do Plano Nacional de Saneamento Básico (PlanSab), uma iniciativa do Ministério das Cidades que servirá como orientação para os municípios brasileiros implantarem os seus sistemas próprios.

A Bacia do Rio São Francisco abrange 504 municípios em cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e mais o Distrito

Federal. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas. Saiba mais em: www.cbhsaofrancisco.org.br

XXVI Plenária Ordinária do CBHSF


Local: Auditório do 6º andar do CREA/MG

Endereço: Av. Álvares Cabral, nº 1.600, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG.
Data: 22 e 23 de maio

Horário: a partir das 9 horas
Fonte: Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco. Jornalista e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de Alagoas.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?