Comitê autoriza reabertura de salões de beleza e venda de bebidas alcóolicas em Arcos

Comitê autoriza reabertura de salões de beleza e venda de bebidas alcóolicas em Arcos

Conforme informado pela Prefeitura Municipal, a decisão do Comitê aconteceu devido a uma melhora nos indicadores da covid-19. Em nota, a prefeitura informou que os casos reduziram e que tanto as bebidas quanto a reabertura de salões de beleza e barbearia possuem condições que devem ser cumpridas.

O número de casos confirmados em Arcos diminuíram desde a publicação do Decreto Nº 5.903/21, em 6 de março, que determina medidas mais restritivas e formaliza outras determinações da Onda Roxa no município. A informação foi divulgada pela prefeitura nesta terça-feira (6). Estes dados fizeram com que a Prefeitura autorizasse a venda de bebidas alcóolicas no município e a reabertura de salões de beleza e Barbearias, com condições. De acordo com a Administração Municipal, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 definiu pela autorização e reabertura, em reunião na tarde desta segunda-feira (5). Neste domingo (4), foram registrados 11 casos positivos.

O Comitê autorizou a venda das bebidas no estabelecimentos comerciais desde que sejam bebidas em temperatura ambiente, o consumo no local e em espaços públicos continua proibido. Para o delivery, as bebidas podem ser vendidas refrigeradas. Em nota divulgada pela Prefeitura,  o médico Antônio Carlos Silva afirma que apesar dos transtornos com as medidas, elas deram resultado na cidade.

“O médico Antônio Carlos Silva diz que apesar dos transtornos ocasionados pelas medidas municipais mais restritivas, elas foram eficientes. “Diante dos números de quedas, a gente observa que o fechamento deu resultado. Aliás, até pensamos que se tivéssemos fechado antes, poderíamos ter evitado todas estas mortes que ocorreram nos últimos dias,” afirma Antônio.

Em relação aos serviços de salões de beleza e barbearia, os estabelecimentos podem funcionar mas devem fazer atendimentos de forma agendada e sem fila de espera nos locais. Confira abaixo as medidas da Onda Roxa que não foram alteradas e foram reiteradas em nota da Prefeitura Municipal:

Comércio não essencial

Netwise

Os municípios devem suspender todos os serviços, comércios, atividades ou empreendimentos, públicos ou privados, que não sejam essenciais.

Delivery

O funcionamento de bares e restaurantes para entrega (delivery) de alimentos é permitido na onda roxa, mesmo após às 20h, desde que cumprida a proibição de consumo local, voltada para o combate a aglomerações.

As demais atividades de delivery de itens essenciais, como entrega de medicamentos, também estão permitidas, a qualquer hora do dia.

Serviços de entrega não essenciais, como roupas e acessórios, estão permitidos durante a onda roxa, mas devem se restringir ao período de 5h às 20h.

Saúde

O setor de Saúde como um todo representa serviço essencial, permitido para funcionamento na onda roxa. No entanto, as cirurgias eletivas que não possuem caráter essencial ou urgente, estão suspensas na rede pública e privada conveniada ao SUS, e desaconselhadas no restante da rede privada. Já fisioterapia se enquadra em atividades de saúde de caráter essencial e, portanto, pode funcionar na onda roxa, desde que em clínicas credenciadas de fisioterapia ou em domicílio, e aplicada por profissional fisioterapeuta. Da mesma forma, a Odontologia, a Psicologia e demais ramos de saúde do corpo e da mente também podem funcionar.Em relação às farmácias, elas podem funcionar a qualquer hora do dia.

Alimentação

São permitidas todas as atividades relacionadas ao provimento de alimentos aos cidadãos, levando em consideração a importância da alimentação, independentemente do horário.

Todos os estabelecimentos de comercialização de alimentos estão permitidos para funcionamento, como: hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, padarias, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, lanchonetes, lojas de água mineral e de alimentos para animais. As barracas de feiras de rua que comercializam alimento também fazem parte dessa permissão.

Lojas de doces, bomboniéres ou mesmo de venda de bebidas alcóolicas também estão permitidas, por comercializarem itens considerados produtos alimentícios, de acordo com as normas nacionais de Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Ônibus Municipal e Intermunicipal

É permitida a circulação de todo o transporte público, mas é recomendado que não exceda a metade da capacidade de passageiros sentados.

Ressalte-se que tais transportes poderão, eventualmente, ser parados por uma barreira sanitária ou operação de fiscalização sanitária, com o intuito de impedir ingresso de pessoas com sintomas gripais em determinadas regiões. Inclusive, a recomendação de que indivíduos não viajem quando estiverem com sintomas gripais já é divulgada desde 2020 pelas empresas do ramo.

Táxi ou moto táxi

Os serviços de transporte público, ainda que operados por empresas privadas, deverão continuar operando na onda roxa. Tal medida se faz necessária para viabilizar diversos serviços essenciais e a própria reclusão domiciliar.

Uber e similares

É permitido o funcionamento de transporte privado individual (podendo haver o acompanhamento de familiar) de passageiros, solicitado por aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede, durante a onda roxa.

Imobiliárias

Por não se tratar de atividades essenciais, com graves consequências relativas à interrupção temporária de serviço, as imobiliárias não podem funcionar de portas abertas durante a onda roxa.

Igrejas

Os cultos religiosos ficaram a cargo de cada município determinar se poderiam ser realizados presencialmente. Em Arcos a Prefeitura autorizou alegando “garantia constitucional de livre exercício dos cultos religiosos (prevista no Art. 5º, Inciso VI, da Constituição Federal, que prevê a não necessidade de alvará de funcionamento para locais que realizem essas atividades religiosas)”.  Foi informado também que após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o município mantém autorizado a realização dos cultos desde que organizadores sigam as  orientações sanitárias. A Prefeitura, ressalta ainda que recomenda a prática da religiosidade de maneira individual ou partilhada à distância com grupos religiosos.

Atendimento em domicílio

Apenas atividades de serviço doméstico, como babá e diarista, estão autorizados durante a onda roxa.

Esportes

Eventos esportivos, ainda que sem público e com transmissão televisiva, estão temporariamente suspensos.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄