fbpx
jc1140x200

Com visitas em todas as residências da região, Censo 2022 começa nesta segunda-feira (1°); saiba como identificar os agentes do IBGE

Para evitar qualquer tipo de golpe envolvendo a pesquisa, o IBGE desenvolveu um uniforme especial para identificar quem aplicará os questionários.

A coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), começa nesta segunda-feira (1°). O trabalho na região Centro-Oeste de Minas, na qual estão localizadas as cidades de Lagoa da Prata, Arcos, Samonte, Bom Despacho, Moema e Japaraíba, será feito por quase 2 mil recenseadores e supervisores. 

Os recenseadores devem percorrer todos os imóveis do país para registrar os dados dos moradores e fazer perguntas que, mais a frente, servirão de subsídio para a elaboração de políticas públicas a nível nacional. 

Como identificar um recenseador 

Para evitar qualquer tipo de golpe envolvendo a pesquisa e, desta forma, para que a população participe do processo de forma segura, o IBGE desenvolveu um uniforme especial para identificar os recenseadores que farão a visita. 

Além do colete azul marinho, que é facilmente identificável, na frente dele há um bolso transparente com a foto, os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizara para confirmar a identifidade e função dele. 

Os recenseadores também estão com um boné escrito IBGE, uma bolsa identificada e um aparelho semelhante o celular, através do qual ele captura todas as informações pertinentes para a pesquisa com o morador. 

A vista às moradias ocorrerá de segunda a segunda, sem horário pré-definido. Na maioria dos casos, o questionário será feito durante o horário comercial. Entretanto, as visitas também poderão ocorrer aos finais de semana, caso seja mais difícil localizar os moradores durante a semana. 

IBGE/Divulgação
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?