fbpx
jc1140x200

Cobertura vacinal contra a Influenza atinge 92% em S. A do Monte

Imagem: Ilustração / Reprodução da Internet

Por: Ismael Costa / Gestor de Comunicação – Prefeitura de Samonte

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota por meio da Vigilância em Saúde, informando que atualmente, a situação epidemiológica no Brasil evidencia a circulação de três tipos de vírus influenza: influenza A/H1N1, influenza A/H3N2 e influenza B, situação que também é vivenciada em Santo Antônio do Monte. Até o momento, foram notificados 10 casos e desses casos notificados, dois são de residentes em outro município da região.

Em Santo Antônio do Monte, foi registrado um óbito confirmado por Influenza A H1N1 (sexo feminino, 49 anos, com comorbidades), um caso descartado, ou seja, com exame negativo para Influenza A, um caso confirmado de Influenza A (não classificado o tipo de vírus)  com evolução para cura e sete casos sem confirmação etiológica. A Vacinação 2018 no município atingiu 92% de cobertura, superando a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Portanto, não há previsão do envio de mais doses pelo Ministério. A Secretaria Municipal de Saúde mantém até sexta-feira (22/06) a vacinação para os grupos com baixa adesão (crianças menores de 4 anos e gestantes). Ainda segundo o comunicado da Prefeitura,  os dados apresentados refletem a realidade local, sem omissão de informações e orienta à população que informe-se sempre por fontes oficiais e confiáveis, não compartilhando notícias falsas ou boatos.

A seguir, entrevista com a médica da Unidade Básica de Saúde Centro e UPA, Dra. Bárbara Luísa de Oliveira Barreto e Débora Rabelo – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, sobre a situação da gripe em Santo Antônio do Monte.

à esquerda Dra. Bárbara e à direita (de preto) Débora.

Para que fique bem claro: Influenza, Gripe e Resfriado são a mesma coisa?

Dra. BárbaraResfriado e gripe não são a mesma coisa, pois são transmitidos por vírus diferentes e os sintomas do resfriado são mais amenos, como coriza, obstrução nasal, dores de garganta e ocasionalmente febre baixa. Gripe e Influenza são a mesma coisa, pois a gripe é como se fosse o nome popular da Influenza. Esse vírus pode ser dos subtipos A ou B e trata-se de uma infecção febril aguda, com sintomas de cefaleia, mialgia, dores de garganta e nas articulações, secreções nasais, tosse seca e em alguns casos podem aparecer vômito e diarreia. Os sintomas mais fortes costumam perdurar por uma semana, mas a tosse e o mal-estar podem durar por duas semanas, o que é considerado normal.

Como se prevenir dessas doenças respiratórias?

Dra. BárbaraPrincipalmente por hábitos de higiene. Ao tossir e espirrar, usar lenços, álcool em gel nas mãos e lavar as mãos com mais frequência. O hábito de tossir sem proteger as mãos faz com que o vírus seja disseminado mais facilmente. Também é recomendado evitar lugares fechados com grande aglomeração de pessoas. Além, é claro da vacinação, principalmente para os grupos prioritários.

Muito se fala do Tamiflu. Ele é indicado somente para a Gripe A H1N1?

Dra. BárbaraNão. O Tamiflu é um medicamento utilizado para o tratamento de todas as infecções respiratórias virais. Não é porque um paciente está tomando Tamiflu que necessariamente ele está com H1N1.

O que devemos fazer em caso de sintomas gripais?

Dra. BárbaraDevem ser usados medicamentos antitérmicos para baixar a temperatura, soro fisiológico ajuda a aliviar sintomas nasais e analgésicos também são indicados. Atenção, em caso de dúvidas ou de piora dos sintomas, é importante a avaliação médica. As equipes de saúde de Santo Antônio do Monte, incluindo enfermagem, técnicos de enfermagem e médicos, estão todas muito bem capacitadas para fazer essa avaliação. Para perceber se há o agravamento do quadro é preciso estar atento se a febre está persistindo ou piorando, se há dificuldade para respirar e também descontrole de doenças pré-existentes como diabetes e pressão arterial.

Qual é a eficácia da Vacina Influenza? Tem um tempo para conferir a imunidade?

Débora RabeloA vacina disponibilizada pelo SUS nas Unidades de Saúde do município é trivalente, ou seja, ela possui três tipos de vírus que protegem contra a Influenza A (H1N1), que muitos chamam popularmente de gripe suína e Influenza B e Influenza A (H3N2) que circulou muito no ano passado, são três tipos de vírus diferentes. Mas é importante entender que existem outros tipos de Influenza A, Influenza B, então a vacina protege contra os mais importantes e que estão mais presentes hoje, circulando. Contra os outros tipos, é preciso continuar com as medidas de higiene e hábitos saudáveis. Após a vacinação, leva-se um prazo de duas ou três semanas para que proteção comece a fazer efeito. Outra informação importante é que essa imunidade vai depender do sistema de defesa do indivíduo.

Como você avalia a adesão da população de Santo Antônio do Monte a vacinação? O comparecimento foi satisfatório?

Débora RabeloSim, foi satisfatório. A população entendeu a importância da vacina. Desde o primeiro dia da campanha, há quase dois meses, tivemos alta demanda nas Unidades. E esse é o objetivo da Secretaria de Saúde, que maior parte da população seja imunizada e a cobertura hoje em Santo Antônio do Monte é de 92%, que supera a meta do Ministério da Saúde, que é de 90%. Destaco, que ainda temos uma baixa cobertura vacinal de crianças de até 4 anos, portanto alertamos aos pais e ao grupo das gestantes que procurem se vacinar até sexta-feira, dia 22 de junho. Outro dado muito importante, é sobre o grupo de pessoas com doenças crônicas, onde atingimos 165%, portanto 4.196 doses aplicadas, de uma expectativa de 2.500 segundo o Ministério, para esse grupo de pessoas. No município, o total é de 9.610 doses, correspondendo a 30% da população vacinada gratuitamente pelo SUS.

Porque existem grupos prioritários para receberem a vacina?

Débora RabeloTodos podem adoecer, mas os grupos determinados pelo Ministério da Saúde são prioritários porque, se em contato com o vírus, têm maiores chances de complicações. A importância é proteger quem mais precisa.

Porque tanto se fala, na importância de lavar as mãos na prevenção da gripe?

Débora RabeloAo lavar as mãos você evita a contaminação de objetos e evita a transmissão do vírus para outras pessoas. Na ausência de água e sabão, usar álcool em gel. São as nossas mãos quem levam todos os tipos de micro-organismos para dentro do nosso corpo.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?