fbpx
jc1140x200

Cerol – uma brincadeira perigosa!

As épocas mais propícias para se soltar pipa são os períodos de férias escolares, que vão de dezembro a fevereiro e de julho a agosto, períodos estes que têm uma grande quantidade de vento, facilitando assim a brincadeira. Porém, esta brincadeira tem se tornado cada vez mais perigosa nas mãos de crianças e jovens.

De acordo com Robson Moraes, motociclista e coordenador da campanha nacional “Cerol Não – www.cerol.com.br”, a mistura resultante do vidro é muito utilizada e pode trazer muitos danos à saúde tanto de quem usa, quanto para terceiros. “Além de ser uma ameaça à integridade física de quem brinca, o papagaio também pode deixar a população sem energia. O cerol e outros materiais utilizados na confecção podem provocar curto circuitos na rede, e muitos consumidores chegam a ter o fornecimento de energia interrompido, em alguns casos”, afirmou.

Em entrevista ao Jornal Cidade, Moraes fala sobre os riscos e perigos que o cerol pode ocasionar:

Materia Cerol Robson

 

 

 

 

 

Jornal Cidade: O que é propriamente o cerol?

Moraes: O cerol é uma mistura criminosa de vidro moído com cola de madeira que é impregnado nas linhas para soltar pipa utilizada com a intenção de cortar a pipa de outras pessoas. Esta mistura é a responsável por vários acidentes fatais ocorridos com motociclistas por todo Brasil. O que devia ser uma brincadeira, na verdade é algo muito perigoso.

 

Jornal Cidade: Essa mistura é proibida no Brasil?

Moraes: Sim, o cerol é crime em alguns estados e têm leis específicas em cada localidade. Nas pesquisas que fizemos encontramos os estados São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina. Muitas cidades têm leis municipais, onde os estados não tiveram o cuidado de criar leis estaduais. Várias destas leis impõem multas.

 

Jornal Cidade: Quais os riscos para quem usa o cerol?

Moraes: Os maiores riscos são os cortes causados pelas linhas, devido à linha se tornar uma navalha. Outro risco é que ela pode também cortar a mão de quem solta as pipas. As pipas com cerol usadas nos centros urbanos podem se enroscar nos fios de eletricidade, causando curtos circuitos nas redes, resultando na falta de energia em residências, fábricas e hospitais. Existem variações do material cortante impregnado na linha, como pó de mármore e limalha de ferro. De acordo com o site da Agência Minas, a Cemig informa que além dos prejuízos causados pela falta de energia, é que a soltura de pipas pode trazer quando praticada próxima à rede elétrica. Nos últimos dois anos, foi registrado um acidente com vítima fatal e outros três com ferimentos graves no estado de Minas Gerais.

 

Jornal Cidade: Quais os riscos para os motociclistas e pedestres?

Moraes: Devido à falta de proteção do pescoço do motociclista, esta parte do corpo é a mais atingida. Neste local passa uma artéria de grande calibre e o corte desta pode provocar um sangramento muito intenso causando a morte em poucos minutos. Existem casos de pessoas que tentaram retirar a linha do pescoço e tiveram seus dedos amputados. Já fiquei sabendo de um caso no Rio de Janeiro que a linha atingiu os olhos do motoboy e ele perdeu uma visão, este motoboy não usava capacete e nem óculos de proteção. Capacetes sem as viseiras podem favorecer o corte no rosto e olhos. Contaram-me que uma senhora estava no ponto de ônibus quando uma linha caiu perto dela. Ela simplesmente empurrou a linha para o lado e continuou esperando o ônibus. De repente passou um carro e puxou esta linha arrastando-a e fazendo com que a linha passasse na perna da senhora. Teve um corte muito profundo. O carro nem percebeu o que aconteceu. Esta senhora quase teve a perna amputada. E no Rio de Janeiro tem também uma notícia recente: uma criança em um carrinho de bebê foi atingida com linha de cerol. A mãe só percebeu a situação com o choro da criança. Um caso interessante foi de uma menina que estava em pé na carroceria de uma caminhonete, a linha atingiu o pescoço dela e o cortou, infelizmente foi fatal e o motorista da caminhonete só parou porque a menina caiu da carroceria. Tem um caso de um paraquedista que teve as cordas de seu paraquedas cortadas e ele caiu de uma altura bastante significativa quebrando as pernas. Temos casos de acidentes com aviões, cortes em asas deltas, pedestres, etc. As aves de médio porte, tais como o urubu, o gavião-carcará e as corujas também são vítimas. De acordo com estimativas dos técnicos do IBAMA, apenas 10% dos animais feridos com cerol chegam a ser socorridos, pois a maioria das aves atingidas é de pequeno porte e acabam morrendo logo após a colisão com o cerol.

 

Jornal Cidade: Qual é o trabalho que você desenvolve para que esta prática seja minimizada?

Moraes: Nosso trabalho é de conscientização. Nós fornecemos materiais para palestras em escolas e para grupos de profissionais que correm risco de se acidentar com cerol. Esta conscientização é o que vem realmente gerando melhores resultados. A quantidade de motociclistas que usam a anteninha de proteção aumentou consideravelmente. Inclusive foram criadas leis obrigando profissionais de moto frete a usarem antenas em seus veículos.

Jornal Cidade: A antena protetora funciona mesmo?

Moraes: Sim, ela diminui bastante os riscos de acidentes, porém aconselha-se escolher antenas que tenham o sistema de cortar a linha bem eficiente. O uso de duas antenas, uma de cada lado do guidão da moto aumenta a proteção. O custo da instalação do equipamento é muito pequeno comparado à segurança que vai oferecer ao motociclista.

 

Dicas de Segurança para quem solta pipa:

a)- Evite áreas com fios elétricos, áreas próximas a estradas, rodovias e aeroportos;

b)- Cuidado com pessoas que estão à sua frente;

c)- Não solte pipas sobre laje de casas, sem as proteções laterais;

d)- O uso do cerol é proibido;

e)- Cuidado com a travessia de ruas onde passam veículos;

f)- Não solte pipas em dias de chuva ou relâmpagos;

g)- Se a pipa enroscar em fios não tente tirá-los, é melhor perder a pipa do que a vida;

h)- Não use linhas metálicas como fio de cobre de bobinas;

i)- Não use linha cortante (Cerol). É grande o risco de cortar pessoas, inclusive você;

j)- Use luvas para não queimar as mãos na linha;

k)- Atenção para motos e bicicletas, a linha pode ser perigosa para os condutores;

l)- Olhe bem onde pisa, especialmente para trás.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?