fbpx
jc1140x200

Centro-Oeste MG é uma das regiões que correm risco de apagão, alerta Zema

Em depoimento, Zema discute uma possível crise de desabastecimento de energia elétrica em Minas Gerais. Centro-Oeste é uma das regiões que podem ser afetadas.

João Alves


Na manhã desta quarta-feira (22), o Governador Romeu Zema (Novo) deu uma declaração durante a Cerimônia de Abertura do Processo de Tombamento dos Lagos de Furnas e Peixoto, em Capitólio, que deixou a população do Estado preocupada. De acordo com o político, o abastecimento de energia elétrica em Minas Gerais está operando em seu limite e o Estado corre o risco de desabastecimento em algumas regiões, como a região Centro-Oeste.

“Nós estamos vivendo um momento de escassez de chuvas, consequentemente uma crise hídrica que está se desdobrando para se tornar uma crise energética. Tenho acompanhado muito de perto a situação, a qualquer momento nós corremos risco de ter algumas regiões desabastecidas por energia elétrica. Nosso sistema está operando no limite, apesar de todas as usinas termelétricas estarem funcionando.”

O Governador disse que esta é uma situação de calamidade pública, causada principalmente, pela falta de planejamento na política hídrica do país. Acrescentou, ainda, que o problema não é fácil de ser resolvido e que a Represa de Furnas está com o volume de água próximo ao mínimo para o funcionamento, fato que é lamentável.

“É um problema complexo, ele está dentro do contexto Brasil, que é um país que tem pecado, infelizmente, pela falta de planejamento. É um problema que se resolve de hoje para o ano que vem? Não. É um problema que deveria ter sido resolvido há 10, 15, 20 anos.”

Dentre os fatores que podem ocasionar um “apagão” em Minas Gerais, e também nos demais estados do país, está a crise hídrica, isto é, a escassez de chuvas, que é considerada a pior em 91 anos, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Estima-se que o volume útil dos reservatórios das regiões Sudeste e do Centro-Oeste, que concentram 70% da energia produzida nacionalmente, está em apenas 18%. Outro fator que contribui para o risco de desabastecimento de energia elétrica está relacionada com os hábitos da população durante a temporada de calor. Com o início da primavera, a demanda por energia acaba ficando maior durante às tardes, especialmente devido ao aumento do uso do ar condicionado.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?