fbpx
jc1140x200

Castramóvel estará pela segunda vez em Japaraíba

Foto: Ascom Japaraíba

Os interessados em castrar cães e gatos devem ficar atentos. A Unidade Móvel Veterinária “Castramóvel” estará em Japaraíba entre os dias 26 e 28 de junho de 7h às 17h, no Poliesportivo. O cadastro será feito juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Poderão ser castrados animais a partir de 6 meses. É importante ressaltar que o animal deverá estar de jejum (comida e água) por 12 horas, antes da cirurgia.

A ação tem como objetivo cumprir o disposto na Lei Estadual 21.970/2016 e Lei Federal 13.426/2017, que visa promover a proteção de cães e gatos, entre os quais: Educação Ambiental, Registro dos Animais e Castração, além do controle populacional de cães e gatos de forma a prevenir a proliferação de doenças oriundas desses animais. O atendimento será mediante assinatura de termo de autorização e ainda, por ordem de chegada.

Durante a primeira etapa, segundo a Prefeitura, foram realizadas 74 castrações entre cães e gatos machos e fêmeas.

Castração

A castração previne no caso dos machos o câncer de próstata e nas fêmeas o câncer de mama, além de evitar o crescimento populacional dos animais de rua. A castração é de graça e, antes de receber o procedimento, os cães e gatos passam por uma triagem para avaliar se o animal tem condições de fazer cirurgia. Os que forem reprovados são substituídos por outros que estão em uma fila de espera.

Cirurgia

As cirurgias serão realizadas por médicos veterinários especializados que já estão realizando essas operações em diversos municípios em nossa região.

Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença extremamente contagiosa e é transmissível do cão para o homem. Este trabalho será importante por que hoje, aproximadamente 40% dos animais de rua tem o vírus, e se desenvolverem a doença e tiver contato com o homem, ele será contaminado. A ideia é eliminar a doença em nosso município e evitar outros tipos de doenças transmitidas por esses animais.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?