fbpx
jc1140x200

Casos de câncer de próstata avançam em Lagoa da Prata

Os números de casos de câncer de próstata acompanhados pela Fundação Chiquita Perillo são maiores do que os de mama feminino.

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido em alusão ao dia 17 de novembro, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

De acordo com informações da Fundação Chiquita Perillo, o número de casos de câncer de próstata registrados de abril a outubro de 2015 é maior que o de câncer de mama feminino.

Em entrevista ao repórter Luiz Francisco da Rádio Veredas, o médico Diogo Oliveira, falou sobre a importância de prevenção da doença:

Qual o objetivo da campanha Novembro Azul?

Diogo Oliveira: Essa campanha é para alertar toda a população masculina sobre a importância da prevenção. Se você faz seu exame anualmente, o toque retal e o PSA total, tem como identificar alterações na próstata. A grande maioria das alterações na próstata não é câncer, são alterações benignas, e precisamos estar atentos a isso. O câncer de próstata tem uma incidência altíssima, dados do INCA apontam 60 mil caos em 2014. Infelizmente, quando a gente faz o diagnóstico, a doença está numa fase mais avançada. Isso faz que a  possibilidade de cura diminua. O tratamento é agressivo, tem que partir para uma cirurgia radical, quimioterapia e radioterapia.

Quais são os sintomas?

Diogo Oliveira: Os sintomas que indicam alguma alteração na próstata são: o homem que tem que fazer cada vez mais força para urinar, precisa estar cada vez mais próximo ao vaso sanitário, tem a sensação de retenção urinária mesmo após ir ao banheiro. Outro sintoma importante é o sangue na urina.

Fazendo os exames anualmente é possível evitar o câncer?

Diogo Oliveira: O câncer não evolui de mês para o outro, por isso que os exames são feitos anualmente. Os homens que têm mais de 40 anos e homens que tenham histórico da doença na família devem fazer os exames preventivos. A prefeitura está disponibilizando PSA total, que é o rastreio no sangue, para todos os homens que quiserem. Basta procurar as unidades de saúde, os dez PSF’s e a Policlínica, marcar uma consulta ou procurar enfermeira.

Só com o exame de sangue é possível identificar se há o câncer?

Diogo Oliveira: O exame de sangue é importante, mas é preciso fazer o toque retal. Os homens são resistentes nesse sentido, têm muito pudor com a parte genital. Quando falamos sobre o exame de toque parece que é a morte. A questão de virilidade e masculinidade vai muito além disso. Temos que agir preventivamente, porque um diagnóstico precoce aumenta, e muito, a chance de cura.

CASOS ASSISTIDOS PELA FUNDAÇÃO CHIQUITA PERILO, DE ABRIL A OUTUBRO DE 2015

Próstata – 75 pacientes

Mama – 69 pacientes

Colo do útero – 20 pacientes

Ovários – 7 pacientes

Útero – 6 pacientes

Pênis – 5 pacientes

Vulva e vagina – 2 pacientes

* Fonte: Fundação Chiquita Perillo

A Unidade Básica do bairro Gomes realizará uma palestra com o médico Diogo Oliveira no dia 20 de novembro, às 19h, na própria unidade. Também serão realizados durante o mês atendimentos especiais para os homens. Na Unidade Básica do bairro Santa Eugênia as agentes comunitárias de saúde estão fazendo orientações exclusivas sobre o câncer de próstata. Já nas demais unidades alguns responsáveis não foram encontrados para falar sobre o assunto ou não realizarão nenhum tipo de campanha. A Fundação Chiquita Perillo também não fará uma campanha, mas continua com seus trabalhos voltados para a prevenção e tratamento.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?