fbpx
jc1140x200

CAPS de Lagoa da Prata vence torneio de futsal em Pará de Minas

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Lagoa da Prata se consagrou campeão do Torneio Centro- -Oeste Craques da Vida, que aconteceu em Pará de Minas no dia 16 de maio como comemoração da Semana da Luta Antimanicomial. Sete municípios da região estiveram presentes. O evento foi idealizado pela equipe técnica do CAPS de Lagoa da Prata e promovido pela Prefeitura de Pará de Minas.

Segundo o psicólogo Rodrigo Tavares Mendonça, um dos coordenadores da oficina de futebol do CAPS de Lagoa da Prata, o torneio teve o objetivo de contribuir com o tratamento dos pacientes. “O CAPS tem a missão de tratar pacientes com sofrimento mental em liberdade. E percebemos que o futebol, na verdade o esporte de forma geral, tem o poder de ajudar o paciente a se socializar, a se divertir, a melhorar seu condicionamento físico e, principalmente, a descentralizar a doença da sua vida. No futebol, ninguém é doente, todo mundo é atleta”, afirma.

Além de Lagoa da Prata e Pará de Minas, o torneio contou com a participação das seguintes cidades: Santo Antônio do Monte, Oliveira, Pompéu, Pitangui e Itaú- na. Durante a competição, o time de Lagoa da Prata venceu Santo Antônio do Monte e empatou com Oliveira na primeira chave, passando para as semifinais do torneio. No mata-mata, ganhou de Pompéu e chegou à final contra o time da casa. O jogo derradeiro ficou empatado no tempo normal, porém Lagoa da Prata conseguiu vencer a equipe adversária nos pênaltis.

Os comentários de alguns pacientes do CAPS de Lagoa da Prata mostram a importância que o torneio teve na vida deles. A paciente Lúcia de Fátima Caetano, que participou da competição como torcedora, disse: “A gente se divertiu, estava todo mundo alegre. Nunca tinha rido e gritado tanto quanto naquele dia.” Já o paciente-atleta André Luís Ribeiro, um dos artilheiros do time na competição, comentou: “Nós fomos tratados com atletas, não como pacientes. Nunca esperava, aos meus 47 anos, ganhar torneio de nada. Nós fomos lá para jogar futebol e acabamos quebrando preconceitos”, comemora.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?