fbpx
jc1140x200

Campanha de Vacinação contra Influenza começa no próximo dia 10 de abril

Imagem: Ilustração / Reprodução da Internet

Público-alvo foi ampliado para crianças na faixa etária de 06 meses e menores de 06 anos

Por: Ismael Costa/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte

O Ministério da Saúde antecipou o começo da 21º Campanha Nacional de Vacinação em todo o Brasil. Em Minas Gerais, a duração da campanha será entre os dias 10 abril e 31 de maio próximos, tendo como o dia D de Mobilização Nacional, no dia 04 de maio, sábado. Outra novidade é a ampliação da vacina para as crianças na faixa etária de 06 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Também fazem parte do público-alvo para vacinação, adultos com 60 anos ou mais de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas aldeados, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Segundo Débora Rabelo, responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte, a expectativa no município é imunizar, pelo menos, 90% das mais de 10 mil pessoas incluídas nos grupos prioritários.  As doses são gratuitas e estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de cada bairro. A comunidade deve estar atenta aos períodos específicos de vacinação para cada grupo. São eles:

No período de 10/4 a 19/4: vacinação contra influenza de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

No período de 22/4 a 31/5: vacinação de todos os grupos prioritários. Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

As pessoas devem levar a carteira de vacinação e o atestado médico, caso tenha alguma doença crônica ou pertença a outra categoria de risco para influenza. Professores e profissionais de saúde, devem comprovar a atuação profissional também por meio de documentação. As crianças que estão recebendo a vacina pela primeira vez recebem ainda uma segunda dose, que deve ser aplicada um mês após a primeira.

Vírus

O vírus H1N1 provocou 66% das mortes por gripe no Brasil em 2018, Segundo dados do Ministério da Saúde. A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. No Sistema Único de Saúde (SUS), apenas pessoas do grupo prioritário podem ser vacinadas.

Lagoa da Prata

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?