fbpx
jc1140x200

Campanha contra gripe sofre alterações em Arcos

Como os sintomas são semelhantes aos do coronavírus, essa campanha também visa reduzir a carga da circulação de influenza na população.

A Secretaria Municipal de Saúde de Arcos está realizando, desde o último dia 23, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com o objetivo de proteger a população contra a doença e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Como os sintomas são semelhantes aos do coronavírus, essa campanha também visa reduzir a carga da circulação de influenza na população.

O secretário municipal de Saúde de Arcos, João Júlio Cardoso, explica que a estratégia de vacinação já passou por diversas mudanças desde o início da campanha. “Buscando sempre garantir proteção aos grupos mais vulneráveis e com maior exposição ao vírus, até agora, já vacinamos 98% de sua população idosa. A partir de agora, a campanha se estenderá em três fases”, argumenta o secretário.

Primeira fase

João Júlio diz que a primeira fase segue até o dia 15 de abril e prioriza apenas pessoas acima de 60 anos. Devido à situação atual, o município optou por realizar as vacinas de forma domiciliar, portanto, os idosos devem permanecer em isolamento, aguardando que a equipe chegue até a casa para imunizá-lo. Em situações onde o idoso não puder aguardar a visita da equipe, o mesmo pode procurar a unidade para receber a vacina no horário de 13h às 16h.

A primeira fase da campanha também contempla profissionais que atuam na área da saúde e inclui: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, profissionais de enfermagem, farmacêuticos e técnicos de farmácia, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, este grupo poderá receber a vacina a partir do dia 13 de abril, apresentando carteira profissional ou contracheque para comprovar sua função.

Segunda fase

A segunda fase da campanha será de 16 de abril a 08 de maio e tem como grupos prioritários os profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; jovens sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, este último grupo poderá comprovar sua função apresentando CNH categorias C, D e E.

Terceira fase

Entre os dias 09 a 22 de maio, serão priorizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência e professores das escolas públicas e privadas.

É importante ressaltar que, conforme Memorando Circular nº 64/2020 da Secretaria do Estado de Saúde, as unidades de saúde foram orientadas a adiar a vacinação de rotina até o dia 16 de abril devido ao risco epidemiológico de transmissão do coronavírus.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?