fbpx
jc1140x200

Câmara de Lagoa da Prata suspende transmissões ao vivo das sessões

Vereadores de oposição não se conformam com atitude da presidência da casa e solicitam explicações sobre os motivos que levaram à suspensão das transmissões ao vivo.

Reportagem: Alan Russel

O ano de 2020 começou agitado na Câmara Municipal de Lagoa da Prata. As sessões ordinárias acontecem todas as segundas feiras, às 18 horas, e as votações quase sempre são motivos de embates entre os representantes do legislativo. O ano de eleições municipais favorece o clima tenso na Câmara, afinal, muitos dos vereadores irão tentar a reeleição e há também os que almejam o cargo de executivo municipal.

Quem esteve na Câmara no dia 27 de janeiro percebeu que não existe mais o sistema de transmissão ao vivo das sessões para o youtube e facebook. Conforme disseram os vereadores da oposição, a suspensão foi uma decisão da presidência da casa por orientação do servidor Maycon Bento, onde o mesmo alega que os gastos com os profissionais que realizam as transmissões são desnecessários e oneram o caixa da Câmara Municipal.

A vereadora Cida Marcelino discorda do posicionamento da presidência da câmara e do servidor. Cida, com o apoio dos vereadores da oposição, entrou com um requerimento solicitando explicações plausíveis para os motivos que levaram ao cancelamento do contrato com a empresa que prestava o serviço para a Câmara. Diante da solicitação, alguns vereadores da base de apoio ao prefeito justificaram a escolha da presidência.

O vereador Cabo Nunes foi o primeiro a defender a ideia de que não há necessidade das transmissões ao vivo das sessões e chegou a dizer que o legislativo municipal não é o Big Brother Brasil. Já o vereador Adriano Moreira alega que, com as transmissões ao vivo, há uma concorrência desleal com a mesa diretora, que fica mais em evidência em comparação com os demais vereadores. Adriano também defende que cada vereador pode filmar por conta própria a sua participação nas sessões sem a necessidade de uma empresa especializada para realizar as transmissões ao vivo das sessões. O vereador Preto defende que não há necessidade de gastos com as transmissões, uma vez que, nem sempre existe um número representativo de pessoas assistindo e acompanhando a sessão via youtube e facebook.

O estudante de Direito e Ciências Sociais, Filipe Almeida, estava na sessão da câmara e discorda da alegação da presidência da casa. Filipe alega que sempre acompanhou as sessões via internet quando não podia comparecer à câmara e salienta que as transmissões ao vivo eram uma forma de dar mais transparência ao trabalho do legislativo.

“Sempre que não podia ir até a câmara eu acompanhava as transmissões ao vivo no youtube. Ao meu entender, a base aliada do prefeito não quer dar publicidade a certos absurdos que estavam fazendo no legislativo. A alegação de que o custo com as transmissões é inviável não é válido. As transmissões ao vivo não é custo e sim um investimento do legislativo municipal. O vereador Preto teve fez um comentário infeliz, dizendo que as vezes haviam apenas seis pessoas acompanhando a sessão. Não importa, se uma pessoa já estiver acompanhando, o investimento já é válido. São tantos projetos desnecessários que são apresentados na câmara e quando há algo que venha de encontro com a transparência, como é o caso das transmissões ao vivo, a base do prefeito vem e interrompe. Isso é inadmissível”, completou o estudante.

Transparência e Publicidade dos atos do legislativo

O Supremo Tribunal Federal, Senado Federal e Câmara dos Deputados têm seus próprios canais de TV com programação exclusiva com o intuito de dar publicidade e transparência aos seus atos. Todas a câmaras municipais das cidades do porte de Lagoa da Prata na região realizam transmissões ao vivo das sessões para a internet. A atitude da presidência da câmara em suspender as transmissões surpreende e vai na contramão das ações relacionadas à transparência.

Atualmente, a Câmara Municipal não conta com um profissional para realizar a função de assessor de comunicação, não existe um design responsivo no site oficial e postagens em  redes sociais são esporádicas. Com as transmissões ao vivo, além de qualquer pessoa ter a oportunidade de acompanhar a sessões de qualquer lugar via internet, possibilita ao cidadão ter acesso às sessões antigas, por meio de um banco de dados audiovisual disponível no portal da Câmara Municipal. Com o fim das transmissões ao vivo, isso não será mais possível. Quem tiver interesse em acompanhar as sessões do legislativo municipal deve se dirigir até a câmara municipal ou acompanhar as sessões via rádio.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?