fbpx
jc1140x200

Câmara de Lagoa da Prata realiza entrega de Título de Cidadania Honorária

A Câmara Municipal de Lagoa da Prata realizou no dia 9 de dezembro a entrega do Título de Cidadania Honorária e Medalha Ilídio de Carvalho.  A homenagem contou com a presença da cantora Thalita Aneda que, logo após o encerramento da solenidade, cantou diversas Música Populares Brasileiras. A homenageada Adircilene Batista falou em nome de todos os homenageados.

Confira que são os homenageados:

Adircilene Lerilda Batista e Silva  – Homenageada pela vereadora Maria Aparecida Marcelino

Adircilene Lerilda Batista e Silva é natural de Estrela do Indaiá, MG, filha de Lery Silva e Maria Vitória Silva. Passou sua infância na comunidade do Baú em Estrela onde estudou até a antiga 4ª série do Ensino Fundamental, continuando seus estudos na cidade de Luz. É Formada em Letras, Pedagogia e tem especialização em Direito Educacional, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Gestão em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Viçosa Gestão em Educação.  Foi coordenadora na Secretaria Municipal de Assistência Social, coordenadora da Pastoral da Juventude, coordenadora do Grupo Jovem MAC, secretária do Sind-Ute – Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheira Municipal de Educação e atual Presidente do Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Lagoa da Prata. É Membro fundadora e Presidente da ACADELP – Academia Lagopratense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 11: Patrona: Cora Coralina. É idealizadora do Concurso de Poesias da Acadelp Detentora dos Prêmios Nestlê Literatura, Jardim da Educação pela Editora do Brasil, com o Projeto Congo Mirim – 100 Anos do Congado em LP e homenageada recentemente em Itabira, pelos relevantes trabalhos de incentivo à leitura e à cultura em Lagoa da Prata e região com o Troféu Carlos Drumonnd de Andrade.

Diogo Oliveira Chaves – Homenageado pelo vereador Edmar Nunes.

Diogo Oliveira Chaves é natural de Alfenas, graduado em medicina pela  Faculdade  de Ciências Médicas e  da  Saúde de Juiz de Fora, conclusão em 2012. É pós-graduado e especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva pela FCMS/JF e Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus – Juiz de Fora, é diretor Técnico da UPA – Geraldo  Diniz  Borges,  Médico Voluntário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Médico do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Policlínica de Lagoa da Prata. É Médico Gastroenterologista e Endoscopia Digestiva da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio do Monte  e  Médico do Hospital Santa Mônica de Divinópolis.

Padre José Ferreira da Silva – Homenageado pelo vereador Adriano Moraes

José Ferreira da Silva nasceu aos 12 dias do mês de abril de 1942. Na pequena cidade de Lassance, interior de Minas. E como toda boa história é recheada de momentos bons, ruins, alegres e dramáticos.  Desde muito novo, ajudava na padaria da família e na roça com os primos. No anseio por um futuro melhor e repleto de conquistas, aos 17 anos, José Ferreira mudou-se para Belo Horizonte; Trabalhou com publicidade e era independente financeiramente. Sempre conservando consigo sua essência, não fazendo diferença entre as pessoas. Aos 20 anos ingressou no seminário em Belo Horizonte, passando também pelos Seminários de Diamantina, Mariana e Luz. Estudou catequese pastoral em Bruges, Bruxelas durante 1 ano. Mas ele queria conhecer mais para viver. Foi então que continuou seus estudos em Bruxelas, onde ficou durante 2 anos até tirar sua licenciatura.

Leonardo Dias Borges da Mota – Homenageado pelo vereador Quelli Couto

Leonardo Dias Borges da Mota, é natural de Teófilo Otoni e é casado com Bárbara Miranda Ribeiro Mota. É Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/Minas – unidade de Betim,  pós Graduando no Curso de Direito Penal e Processo Penal. Exerce o cargo de Delegado de Polícia em Lagoa da Prata desde 2013.  Foi coordenador de Gestão do Centro Integrado de Defesa Social da  Prefeitura Municipal de Contagem;  Diretor Correcional e de Processos Administrativos Disciplinares da Prefeitura Municipal de Contagem;  assessor jurídico da Empresa Municipal de Transporte e Trânsito de Betim – TRANSBETIM; Presidente da  Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI/Betim – Minas Gerais e trabalhou também por nos anos no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.  Participou de diversos Cursos relativos à Administração Púbica e Licitações e Contratos Administrativos, ministrados pela Editora NDJ; Participações em diversos Seminários Nacionais, Regionais, Estaduais e Municipais referentes à Administração Pública e Licitações e Contratos Administrativos; participou de curso de Licitações e Contratos, ministrado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE/MG;  Cursos de Licitações e Contratos, com carga horária para Leiloeiro, ministrados pelo Banco do Brasil e pela Editora NDJ; participou de diversos Seminários Nacionais, Regionais, Estaduais e Municipais referentes a Trânsito e Transporte Público e Privado; participou de Curso de Treinamento de Crimes Cibernéticos – Procedimentos Básicos, ministrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Ludimila Rocha Dorella – Homenageada pelo vereador Di-Gianne Nunes

Ludmila Rocha Dorella é natural de Contagem- MG, Consagrada da Comunidade Católica Árvore da Vida. Agradece à Câmara Municipal pela gentileza de lhe conceder a Cidadania Honorária, no entanto, antes de mais nada, afirma que a recebe não para si, mas em nome dos idosos, funcionários, benfeitores e voluntários do SOS, muitos deles naturais de outras cidades, mas que ofertam suas vidas nesta cidade. Recebe também para honrar o nome de Maria Teresa Winters, holandesa de origem, fundadora do Serviço de Obras Sociais de Lagoa da Prata. Recebe também pela Comunidade Árvore da Vida que lhe acolheu há quase 15 anos, responsável por sua chegada em Lagoa da Prata. Em 1999, iniciou a Faculdade de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais. O cuidado dos doentes sempre foi algo que lhe atraía de modo particular. Esta atração tornou-se ainda mais forte nos anos de Universidade.

No ano de 2011, chegou a Lagoa da Prata para pertencer ao núcleo comunitário da Comunidade Árvore da Vida instalada nesta cidade desde 2008. Para sua surpresa, o SOS era vizinho de sua residência, onde hoje, atua como diretora.

Deputado Federal Newton Cardoso Júnior – Homenageado pelo vereador Paulo Roberto Pereira

O Deputado Federal Newton Cardoso Júnior é filho de Newton Cardoso e Maria Lúcia Mendonça Cardoso, casado com Ana Paula Tomáz Cardoso, pai de 4 filhos, natural de Belo Horizonte. Deputado Federal pelo PMDB desde 01/02/2015.  Exerceu as seguintes atividades partidárias: 2º Vice-Presidente do PMDB  da  Executiva Municipal em – Contagem;  1º Vice-Presidente do  PMDB  da Executiva Municipal em Contagem; 1º Vice-Presidente do  PMDB  Executiva Estadual  – Minas Gerais – 24/10/2015 a 24/10/2017. Na Câmara dos Deputados   foi 1º Vice-Líder do PMDB,  Vice-Líder do Bloco PMDB/PP/PTB/PSC/PHS/PEN e Vice-Líder do Bloco PMDB/PEN. Participa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados; foi suplente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento; Suplente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional;  titular da Comissão de Fiscalização e Tributação e   Suplente da Comissão de Minas e Energia.  Foi relator de diversas Medidas Provisórias dentre elas  a que Dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do Vírus da Dengue, do Vírus Chikungunya e do Zika Vírus.  Recebeu várias condecorações dentre elas: o Título de Cidadania Honorária da Câmara Municipal de  Pitangui.  Medalha do Legislativo da Câmara Municipal de  Contagem;  Título de Cidadão Honorário da cidade de Joaíma e o Título de Cidadão Honorário Brumado na Bahia, recebeu a comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço-Comenda das Águas –  São Lourenço; Medalha da Inconfidência; Título de Cidadão Honorário de Japaraíba; Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello Azevedo – AMM – Associação Mineira de Municípios; Título de Cidadão Honorário Carmo do Parnaíba e Arcos.  Troféu Madeira 2016 na categoria Gestor Público; Medalha Alferes Tiradentes, concedida pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e o Diploma de Mérito Social e Mérito Social Geraldo Álvares Maciel, concedido pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pitangui.

Nivaldo Gonçalves Dias  – Homenageado pelo vereador Iraci Antônio dos Santos

Nivaldo Gonçalves Dias nasceu no município de Espinosa – MG,  em Novembro de 1971, sendo o décimo dos doze irmãos. Veio com a família para Lagoa da Prata em 2009, estão aqui há 7 anos. É casado com Vera Lúcia de Sá Dias, com quem tem duas filhas: Érica e Jaqueline.  Estudou até a quarta série do ensino fundamental.  Nivaldo começou a trabalhar com 7 anos na área rural, com sua família, no município de Monte Azul – MG. Com 16 anos mudou-se para Limeira-SP em busca de um futuro melhor, trabalhou em restaurante, foi vendedor ambulante por 4 anos, depois conseguiu um emprego em uma fábrica de confecções de enxovais, como ajudante geral. Com muito esforço e dedicação subiu de cargo e se tornou gerente de uma das lojas em Cascavel no Paraná por 12 anos. Devido o seu crescimento como comerciante, resolveu abrir sua própria empresa de Enxovais em Lagoa da Prata-MG. Hoje se tornou fabricante de Cama, Mesa e Banho, onde atende há 7 anos Lagoa da Prata e regiões do estado de Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Pará e outros. Graças a Deus hoje tem condições financeiras de ajudar algumas instituições como LBV, ACOM e contribui com muito prazer na área de Esporte de Lagoa da Prata.

Medalha Ilídio de Carvalho

A Medalha Ilídio de Carvalho foi criada pela Resolução nº 12, de 28 de Junho de 1979, como pleito de gratidão a um homem humilde que amava Lagoa da Prata. É concedida a pessoas que prestam relevantes serviços à comunidade. O agraciado deste ano é publicamente reconhecido como merecedor da Honrosa Medalha, pelos seus trabalhos, principalmente, na área de assistência social.

A escolha do agraciado foi feita por uma comissão composta pelos Vereadores Maria Aparecida Marcelino e Di-Gianne de Oliveira Nunes, por dois representantes da Sociedade Civil:  Lindomar Ribeiro dos Santos e do Sr. Geraldo Ângelo Lacerda, nos termos da Resolução que criou a comenda.

Homenageado: João Fonseca de Menezes

João Fonseca de Menezes nasceu na zona rural de Carmo do Cajuru.   Foi professor na escola criada pelo então juiz de direito Dr. Hermon em Carmo do Cajuru. Foi político por algum tempo, tendo sido eleito vereador, o mais votado da época, foi candidato a vice-prefeito e mais tarde a prefeito, não tendo sido eleito. Na vida a dois, casou-se com Maria Madalena de Souza Menezes, com 22 anos, teve 11 filhos, dos quais morreram 2 recém-nascidos, os outros 9 são casados. Já  completamos 63 anos de vida matrimonial, vivendo em boa harmonia. Hoje Sr. João tem 85 anos  e a amada 81.  Foi proclamado confrade há 64 anos, Presidente do Conselho Particular Nossa Senhora do Carmo de Carmo do Cajuru, por 20 anos consecutivos, presidente da Conferência por diversas vezes, inclusive Presidente do Conselho Particular São Carlos Borromeu. Fez cursilho e também foi Presidente da Feira do Amor. Fez Encontro de Casais com Cristo e foi coordenador de diversos grupos.  Sempre trabalhou a terra e como pecuarista. Toda a sua vida e atividades foi com o apoio irrestrito da esposa Maria Madalena. “Tem um desejo ou um sonho, de ver a cidade de Lagoa da Prata arborizada, e para isto em janeiro de 2017 colocará a serviço, para que o sonho ser torne realidade.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?