fbpx
jc1140x200

Câmara de Lagoa da Prata autoriza Prefeitura a repassar R$ 2 milhões para o SAAE

O recurso deve ser investido na perfuração de novos poços, na construção de reservatórios e de redes adutoras.

A Câmara Legislativa de Lagoa da Prata aprovou por unanimidade os projetos de Lei 146/2021 e 147/2021, de autoria da Prefeitura, que tratam sobre o repasse financeiro de R$ 2 milhões para o  Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A autarquia é responsável pelo abastecimento de água no município de Lagoa da Prata.

De acordo com Thiago Donizete de Souza, diretor adjunto da Saae, o recurso destina-se às operações estratégicas a fim de evitar o racionamento e desabastecimento de água no município. Serão construídos dois poços artesianos: o primeiro será perfurado às margens da lagoa do Bairro Palmeiras, com o objetivo de aumentar o volume de captação de água, redirecionando-a para os bairros Centro, Américo Silva, São José, Palmeiras, Santa Cruz, Rodolfo Pio, Ernestina Bernardes e Cidade Jardim. O segundo poço será construído na Avenida José Bernardes Maciel para o reforço do principal sistema de abastecimento da cidade – sistema Rio Grande do Sul – responsável pelo fornecimento de água em 70% dos domicílios de Lagoa da Prata.

Outra medida importante é a construção de reservatório de água de 500 mil litros na Travessa Santa Maria. Com isso, espera-se atender os bairros Paradiso, Santa Eugênia II, Nossa Senhora das Graças, Etelvina Miranda, Gomes, Buritis, Sion, Mangabeiras e São Carlos.

Ainda, caso seja possível, deve ser instalado um outro reservatório – este com volume de 200 mil litros – dentro Estação de Tratamento de Água Vila Mendonça. O objetivo é que o segundo reservatório funcione como uma reserva de pré-tratamento.

“Desde que assumimos a gestão do Saae, estabelecemos um plano para direcionar esforços para melhorias e ampliação do serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Município. É uma preocupação nossa a questão da escassez hídrica pela qual nosso país passa. Portanto, já estamos nos planejando para executar ações que visem garantir o abastecimento de água em nossa cidade. Vamos buscar aumentar as fontes de captação de água e a construção de reservatórios nesses próximos anos”.  Thiago Donizete de Souza. 

Bairros sofreram com desabastecimento de água nos meses de agosto e setembro

O diretor adjunto da Saae, procurado pelo Jornal Cidade, aproveitou a oportunidade para comentar sobre as obras em fase de construção pela autarquia que se destinam a solucionar a recente crise hídrica pela qual passaram os bairros Paradiso, Santa Eugênia II, Nossa Senhora das Graças, Etelvina Miranda, Gomes e Buritis. 

 

Construção da rede adutora que interligará o Poço 34. (Foto: Saae/Divulgação).

 

Aproveito o espaço para noticiar para aos moradores dos bairros Paradiso, Santa Eugênia II, Nossa Senhora das Graças, Etelvina Miranda, Gomes e Buritis que o Saae começou no dia 13 de outubro a tão esperada obra para melhorias do abastecimento de água daquela região, que enfrentou vários problemas de desabastecimento e baixa pressão nos meses de agosto e setembro, devido a escassez de chuvas. O Saae está construindo a rede adutora que interligará o Poço 34, localizado na Avenida do Poção – Américo Silva à ETA Vila Mendonça, que fica próxima à Apae. São quase 2 km de redes que estão passando pelas ruas Divinópolis, Maria Rita Vidal, Belo Horizonte e Joaquim Gomes Pereira. Esse novo poço irá dobrar o volume de água que abastece a região. Esperamos resolver de uma vez por todas o problema que os moradores enfrentaram nesses últimos anos. Importante frisar que essa obra não faz parte do plano de investimentos a ser realizado com os recursos transferidos pelo Município.

Construção da rede adutora que interligará o Poço 34. (Foto: Saae/Divulgação).
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?