fbpx
jc1140x200

Búzios – Beleza e muita animação na Região dos Lagos | Artigo

Ricardo Gianasi é graduado em Marketing pelo UNIFOR-MG, Técnico em Turismo e Hotelaria e certificado pelo SENAI como Gerente de Agências de Viagens. Cursa MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing, pela Estácio. Atua no ramo de turismo há 6 anos. Em janeiro de 2016, inaugurou a Loja Exclusiva CVC Lagoa da Prata.

Um dos destinos mais procurados pelos turistas na Região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro, a bela Armação dos Búzios – ou simplesmente Búzios, como é mais conhecida – esbanja cenários dignos de cartão-postal. Com praias diferentes entre si devido à geografia irregular de sua costa, Búzios ficou famosa internacionalmente após a atriz francesa Brigitte Bardot passar um verão inesquecível na então vila de pescadores, em 1964. Depois disso, a cidade entrou para o mapa do turismo e hoje é parada obrigatória para quem visita o estado fluminense. A musa francesa deu nome à Orla Bardot, continuação da animada Rua das Pedras que, juntas, concentram restaurantes, bares e lojas de grife. Mas o grande motivo para conhecer Búzios está mesmo ao ar livre: com mais de 20 praias, a cidade tem opções para surfistas, famílias e praticantes de esportes como wind e kitesurf.

Principais atrações

Apesar do clima tranquilo da cidade, Búzios tem muito a oferecer, principalmente no verão, quando o agito toma conta da Rua das Pedras e da Orla Bardot, além das praias. Mas fora esses pontos mais procurados, vale a visita em locais igualmente belos, como o Mangue das Pedras e os vários mirantes da cidade. Confira!

Rua das Pedras e Orla Bardot

A Rua das Pedras é o retrato do glamour do balneário. Com pouco mais de 600 metros de extensão, reúne bares, restaurantes, lojas de grife, pousadas, cafés, galerias de arte, sorveterias e boates. Na continuação da via fica a Orla Bardot, de frente para a praia da Armação. Ali você encontra as esculturas de bronze da atriz francesa Brigitte Bardot, do ex-presidente JK e uma homenagem aos pescadores através do monumento assinado pela escultora Christina Motta.

Praias

O litoral de Búzios se divide em 24 praias. Algumas são banhadas por mar aberto, com correntes frias, e outras por mar fechado, de águas calmas e mornas. Para aqueles que preferem praias mais calmas, conheça Caravelas, José Gonçalves ou Tucuns. As mais agitadas são Geribá e Ferradura. Tem até praia de nudismo (Olho-de-Boi), e a preferida dos argentinos, João Fernandes. Já as praias Azeda e Azedinha são as mais frequentadas pelos moradores.

Igrejas

Duas construções católicas chamam a atenção em Búzios: a delicada igreja de Sant‘Ana, que possui localização privilegiada: ela fica em uma colina na praia dos Ossos, o que rende uma vista incrível lá do alto. Já a capela de Nossa Senhora Desatadora de Nós, situada em Geribá, é o único templo do mundo dedicado inteiramente à Nossa Senhora e foi inaugurado em 2001.

Mangue das Pedras

Este mangue sem rio ou lama fica na praia da Gorda. Ele é um dos últimos manguezais que ainda restam na cidade e apenas um dos três mangues de pedra que existem no mundo. Os outros dois ficam em Recife e no Japão. Graças a um fenômeno natural de infiltração da água de chuva, a região possui vegetação típica de manguezal, muito rara em uma praia.

Ecoturismo

Além do mar cristalino, Búzios possui encostas e montanhas recobertas pela Mata Atlântica. Aproveite este presente da natureza para fazer caminhadas ecológicas, trekkings e passeios de bicicleta por trilhas que levam a cenários pouco conhecidos dos turistas. Entre eles está a Área de Proteção Ambiental Pau-Brasil, que engloba as praias de Caravelas, José Gonçalves e Tucuns, além da Serra das Emerências.

Mirantes

Situados em pontos estratégicos, dos mirantes é possível ver paisagens privilegiadas. Destaque para o Mirante de João Fernandes, de fácil acesso e que fica próximo à praia de mesmo nome. Outros mirantes muito procurados são o Mirante do Forno, localizado entre as praias Brava e do Forno, e a Ponta da Lagoinha, entre as praias da Foca e da Ferradura.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?