fbpx
jc1140x200

Bom Despacho registra 7º caso de febre chikungunya somente neste ano

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde de Bom Despacho, o índice de infestação de Aedes aegypti está em 12,4%. O ideal seria estar menor que 1%.

A Prefeitura de Bom Despacho confirmou o 7º caso de febre chikungunya neste ano de 2021. O última caso confirmado é de um homem, de 62 anos. A chikungunya é uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti,  que também transmite a dengue e o zika vírus. 
Para reforçar o combate à doença é necessário que toda a população se mobilize. Para isso, os agentes de endemias fizeram ações educativas, nesta terça-feira (18), pelas ruas da cidade para conscientizar os cidadãos a respeito. Também está sendo feito controle mecânico (remoção, vedação e eliminação de criadouros e focos) e tratamento químico com UBV costal.
“É preciso receber bem os agentes de endemias e acatar as orientações feitas por eles. O cuidados com a saúde começa em casa. Todos sabem o que fazer para evitar, mas é preciso ação de cada cidadão. Não podemos criar o mosquito dentro de nossas casas, enfatizou o gerente da Vigilância Epidemiológica, Fernando Clemente.

Chikungunya 

 A chikungunya causa fortes dores nas articulações e pode incapacitar alguns pacientes. Em bebês, idosos de 65 anos ou mais e pessoas com múltiplas doenças; principalmente de origem cardíaca, pulmonar ou neurológica; costumam ter uma evolução mais agressiva da doença podendo ser fatal.
Para combater a doença, é necessário acabar com os focos de reprodução do mosquito que é qualquer local que armazene água parada dentro dos imóveis. 95% destes focos estão dentro de imóveis. De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde de Bom Despacho, o índice de infestação de Aedes aegypti está em 12,4%. O ideal seria estar menor que 1%.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?