Bom Despacho esclarece comunicado da Secretaria Estadual de Saúde sobre surto de Covid-19

Bom Despacho esclarece comunicado da Secretaria Estadual de Saúde sobre surto de Covid-19

Bom Despacho se encontra na lista de cidades do Estado que enfrentam surtos de Covid-19 divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) emitiu um comunicado sobre as cidades do Estado que enfrentam surtos de Covid-19, e Bom Despacho se encontra na lista. Para esclarecer a situação, a prefeitura municipal publicou um vídeo para explicar o fato à população.

No vídeo, o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Bom Despacho, Dr. Humberto de Paula, diz que o surto na epidemiologia é definido quando ocorre dois ou mais casos suspeitos de Covid-19 em ambiente fechado.

Confira:

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no final de maio, houve uma empresa que apresentou mais de dois casos confirmados, sendo assim, a prefeitura informou aos órgãos competentes, que realizaram vistorias e ajustes das dependências da empresa, e assim, houve diminuição progressiva e sustentada no números de casos confirmados. No dia 5 de junho, o município apresentou 24 doentes ativos (hospitalizados + em isolamento). Já no dia 23 do mesmo mês Bom Despacho apresentou 8 casos ativos e 40 curados.

A situação de atenção continua, pois no dia 22 de junho, 86% dos nossos casos já se encontravam curados ou terminaram isolamento.

O município tem 15% de ocupação leitos de média complexidade para sintomáticos respiratórios e 40% de ocupação do Centro de Terapia Intensiva. “Por sermos polo de microrregião, a responsabilidade é grande e assim a atenção e cuidados devem ser redobrados, pois acompanhamos a evolução da pandemia na cidade, mas também da micro e macrorregião de saúde”, afirmou o médico Humberto de Paula.

Recentemente, Bom Despacho conseguiu a habilitação para 20 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, além de outros 20 que o município já possui. (Foto: Prefeitura de Bom Despacho)

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Despacho, o município tem seguido e implementado os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para o enfrentamento da Covid-19 e assim garantir todas as medidas para pandemia.

Foram estruturadas duas equipes de monitoramento: uma para casos suspeitos/confirmados e outra para os contados destes. Com isso, de acordo com a secretaria, um melhor atendimento e suporte médico e psicológico para estes os casos foram implementados. Nas situações aonde houve descumprimento do isolamento (que é obrigatório) o Ministério Público foi notificado para que tomasse as medidas legais.

Outras medidas também foram tomadas, como a estruturação das Unidades de Saúde para atendimento diferenciado das pessoas que têm queixas respiratórias, além da obrigatoriedade do uso das máscara em todos locais públicos ou de trabalho. Também ocorreu a aprovação do Plano Municipal de enfrentamento à Covid-19, bem como capacitações para os profissionais da saúde, distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), trabalho preventivo no asilo e presídio e comissão de indicadores epidemiológico locais.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄