fbpx
jc1140x200

Bom Despacho – biblioteca Jacinto Guerra completa 50 anos

A Biblioteca Jacinto Guerra completa 50 anos de trabalho. Para comemorar a data, na próxima semana serão realizadas diversas atividades. Dentre elas, ocorrerá o lançamento do livro “Viagem a Vila Verde-encantos do Minho” de Jacinto Guerra, fundador da biblioteca. O evento será realizado pela Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

 

A Biblioteca foi fundada em 1964 pelo autor Jacinto, seu primeiro diretor. Hoje, a instituição conta com 30.580 livros em seu acervo e 7.790 leitores inscritos. São feitos em média anualmente, 11.924 empréstimos de livros, além de passarem 16.269 usuários pelo setor de pesquisa.

 

A Biblioteca também oferece serviço de xerox, impressão e restauração de livros.

 

Lançamento

 

photoNo próximo dia 25, às 19h, acontecerá o lançamento do livro “Viagem a Vila Verde-encantos do Minho” de Jacinto Guerra. O evento é uma parceria da Secretaria de Cultura e da Academia Bondespachense de Letras. “Nada melhor que o lançamento de um livro para comemorar a data. Ainda mais sendo uma obra do fundador da Biblioteca”, afirma o Prefeito, Fernando Cabral. O livro já foi lançado em Brasília, Portugal e Divinópolis.

 

A obra conta a história dos colonizadores que vieram da região do Minho em Portugal e fundaram a aldeia no século XVIII. Este povoado originou Bom Despacho.

 

No livro o autor fala das relações entre Vila Verde em Portugal, local onde existe inclusive um Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho de Cervães que se tornou um traço da união entre Bom Despacho no Brasil e a cidade portuguesa.

 

O autor esteve em Vial Verde e escreveu sobre a relação histórica e cultural entre as duas cidades separadas por um oceano, mas com traços semelhantes em sua origem.

 

Fonte: Portal Centro Oeste

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?