fbpx
jc1140x200

Biosev reúne fornecedores e parceiros de cana-de-açúcar

Foto: Walter Silva

A Biosev reuniu, no dia 14 de setembro, cerca de 150 fornecedores e parceiros de cana-de-açúcar de Lagoa da Prata e região, durante seu tradicional Encontro de Fornecedores. A inciativa é mais uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com os produtores e atualizar informações que contribuem para o planejamento desses parceiros.

Além da superintendente da Biosev em Lagoa da Prata, Tânia Fernandes, que apresentou os resultados da safra 17/18 e iniciativas que a empresa está desenvolvendo na safra 18/19, também participaram do evento, o Diretor de Originação da Biosev, Dante Santos, e gerentes da unidade. Na programação o Trader da Biosev, Luiz Fernandes, falou sobre mercado futuro, oferta e demanda global de açúcar e trouxe um cenário do etanol no País. A unidade de Lagoa da Prata este ano aumentou a produção de álcool para 75% e diminuiu a de açúcar para 25% para acompanhar este cenário.

Quanto à tendência de as usinas diminuírem o açúcar, Tânia diz que não há risco de um desequilíbrio nos armazéns: “No momento atual existe um excesso de estoque de açúcar no mundo, e com isso o preço cai. Então não vai faltar açúcar para o consumidor. Por outro lado, em função do aumento dos preços do petróleo, o cliente tem buscado o etanol como uma alternativa mais barata para utilizar no seu carro. Com isso a demanda do etanol esta aumentando e o que a gente tenta fazer é adequar a operação ao que o mercado está pedindo, por isso não tem desequilíbrio”, explicou.

Tânia também falou da importância de estreitar laços com os fornecedores e parceiros. “Este é um evento que está instaurado há muitos anos e já faz parte da cultura da empresa. É um momento que a gente dedica para agradecer às pessoas que estão conosco, que correm os riscos conosco, e fazemos questão de receber esse pessoal que tanto nos apoia”, disse a superintendente, acrescentando o valor da parceria para o bom andamento do trabalho: “O fornecedor é fundamental para a empresa, e são duas modalidades de parceria: aquele que nos entrega a cana, e o que fornece a terra para nós fazermos o plantio, porque não temos terras próprias. Todas as terras que utilizamos são de fornecedores ou de parceiros, então eles são pilar fundamental nos nossos negócios”, destacou.

A Unidade da Biosev em Lagoa da Prata tem um volume de produção em torno de 120 mil toneladas de cana de fornecedores e o objetivo é ampliar essa participação de parceiros. O agropecuarista Álvaro Nogueira é fornecedor da Biosev há nove anos. Ele possui lavouras de arroz e milho, e a cana se tornou a principal produção por conta do negócio com a empresa. “Eu planto e agora investi na colheita para entregar a cana na esteira da usina. Forneço a área de cana de 700 hectares e vou passar a fazer também arrendamento de terra. Faço convite para que outros produtores também entrem no negócio com a Biosev, pois ela proporciona uma estrutura com apoio de técnicos e informações. Além disso, está ampliando maneiras para que pessoas possam ter mais conhecimento sobre a produção de cana. Aqueles que ainda não estão muito familiarizados podem começar com áreas pequenas para depois ampliarem seus negócios”, aconselha.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?