fbpx
jc1140x200

Biosev investe em ações de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente

Colheita da safra totalmente mecanizada. (Foto: Arquivo Jornal Cidade).

Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Estas ações levam em conta o crescimento econômico alinhado à proteção do meio ambiente para as gerações atuais e futuras, garantindo a sustentabilidade.

Neste ano, a Biosev comemora 15 anos de presença em Lagoa da Prata, e ao longo desse período a empresa vem incorporando políticas de desenvolvimento sustentável na fabricação de seus produtos e processos. A preocupação com a preservação do meio ambiente está ligada diretamente ao planejamento estratégico da empresa.

O Jornal Cidade apurou nesta reportagem os principais eixos da política ambiental da Biosev: colheita mecanizada, geração de energia elétrica, aproveitamento total da cana-de-açúcar e preservação do meio ambiente.

COLHEITA 100% MECANIZADA

A colheita na safra 2016 da Biosev será 100% mecanizada. A empresa vem investindo há 10 anos na mecanização do processo, que oferece maior bem estar à população, tecnificação da mão de obra necessária para a operação de máquinas e equipamentos, traz benefícios ao solo e preserva o meio ambiente. Outro ganho importante para a empresa e a comunidade é a extinção das queimadas. Desde o ano passado, a Biosev, em parceria com a Polícia Ambiental, vem desenvolvendo ações para coibir incêndios criminosos. Foi criado um disque denúncia para auxílio à população, cujo número é 0800- 940-9199.

Em entrevista ao Jornal Cidade, o gerente agrícola Fernando Bezerra de Paula ressalta que a colheita 100% mecanizada aumenta a produtividade: “A empresa não tem interesse em queimar cana”, afirma.

Fernando Bezerra de Paula, Gerente Agrícola da Biosev.
Fernando Bezerra de Paula, Gerente Agrícola da Biosev.

Quais são as vantagens da colheita mecanizada?

Fernando: Os benefícios da colheita
crua, como é chamada, estão diretamente
ligados ao bem estar da comunidade,
à produtividade do canavial e à conservação
do meio ambiente. O colchão de palha deixado sobre o solo protege a terra contra a ação do sol e ventos, conservando mais umidade, melhorando a fauna microbiana e servindo de fonte de nutrientes e matéria orgânica para a cultura. Esta palha também auxilia na conservação física do solo, evitando erosões. Mantemos a cana mais limpa, o que possibilita gastos menores com herbicida e adubos. Com a colheita totalmente mecanizada, temos mais palha para trazer para a usina, que resulta em mais geração de energia. Hoje, além de sermos autossuficientes, temos capacidade para abastecer uma cidade do tamanho de Divinópolis.

A colheita mecanizada influencia no resultado da produção?

Com a queima da cana, corríamos o risco de não conseguir abastecer a usina e, consequentemente, produzir menos açúcar. Produzindo menos açúcar, a empresa perde dinheiro. Isso significa que o Município também deixa de arrecadar com os impostos que seriam gerados. Repito: a Biosev não tem nenhum interesse em queimar cana porque não é vantajoso em termos de negócio.

Havia uma apreensão na cidade com relação à diminuição da oferta de emprego quando a colheita fosse feita 100% mecanizada. E, felizmente, isso não aconteceu, já que a Biosev está gerando cerca de 1.800 empregos diretos em Lagoa da Prata durante a safra…

A empresa vem preparando os colaboradores desde 2006 sobre essas mudanças. Temos funcionários que começaram como cortadores de cana e hoje são líderes. A oportunidade de crescimento existe para as pessoas que querem crescer. Muitos trabalhadores do corte hoje operam máquinas. Demos a oportunidade a muitas pessoas de se qualificarem, o que resulta na melhoria dos seus salários e da própria qualidade de vida da família.

No ano passado, a colheita mecanizada correspondeu a 98%. Mas, mesmo assim, a população sentiu, em algumas ocasiões, os reflexos da fuligem proveniente de queimadas. Foram incêndios criminosos?

Sim. Foram incêndios criminosos. Toda vez que alguém pratica esse crime, além
de prejudicar o meio ambiente e incomodar as pessoas, acarreta prejuízos para o Município e para a empresa. Vou explicar. Se eu tenho uma equipe de colaboradores e máquinas fazendo a colheita numa região ao norte da indústria, com a cana no ponto certo para o corte, e temos o registro de incêncio numa região ao sul, tenho que deslocar toda a nossa estrutura (caminhões, máquinas, pessoal) para fazer o corte da área queimada. Geralmente essa cana ainda não estava no ponto. Isso significa mais gastos, menos produtividade e menos impostos para o Município.

Como é feito o monitoramento e combate dos incêndios criminosos?

A Biosev tem 14 caminhões bombeiros. Além disso, temos dois veículos que ficam 24 horas monitorando as nossas fazendas. Também existe uma torre de observação, de 30 metros de altura, na qual um colaborador avisa a brigada sobre as queimadas. Se o nosso colaborador ver um foco ou fumaça em área de cana, APP ou área de reserva legal, ele aciona a equipe para combater o incêndio. Essa estrutura nos custa muito caro e ainda tem o risco de expor nossos colaboradores no combate ao fogo, que é muito perigoso. A Biosev também se preocupa com a educação ambiental. Temos uma parceria com a ASF e vamos fazer uma campanha contra o incêndio criminoso, com a distribuição de cartilhas em todas as escolas de Lagoa da Prata e Japaraíba.

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Para a Biosev, a preservação do meio ambiente é um compromisso prioritário e inegociável. Todas as questões como reciclagem, conservação do solo e da água, doação de mudas, monitoramento qualitativo e quantitativo dos recursos hídricos e emissões atmosféricas, controle de emissão de resíduos e educação ambiental são tratados com muita seriedade e procedência.

PROGRAMA RECUPERA ANIMAIS SILVESTRES 

Foto mostra a recuperação de um gavião.
Foto mostra a recuperação de um gavião.

A preservação da biodiversidade é outro aspecto importante da responsabilidade ambiental da Biosev. Em 2015 a empresa desenvolveu um Programa de Recuperação de Animais Silvestres em parceria com o Centro Veterinário VetLife e Polícia Militar de Meio Ambiente. Os animais feridos são recolhidos e recebem tratamento médico. Posteriormente são soltos em seu habitat natural.

“Cuidamos dos animais que se acidentam na estrada ou nos canaviais

Veterinário Bruno e um tucano que já foi devolvido ao seu habitat natural.
Veterinário Bruno e um tucano que já foi
devolvido ao seu habitat natural.

e muitas vezes nem são acidentados pela própria ação da empresa. Não tínhamos nenhum suporte a esses animais acidentados na região. Muitas vezes o animal era queimado ou atropelado nas estradas e rodovias”, diz o médico veterinário Bruno Malta, diretor da VetLife. Todo o tratamento é custeado pela Biosev.

A maioria dos animais acidentados está com fratura nas asas ou patas. Já foram recuperados cachorro, tucano, coruja, gavião, entre outros bichos. “Quando o animal não tem condições de voltar ao seu habitat natural, ele é encaminhado para a cidade de Sarzeto, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde há um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Neste centro qualquer animal é reambientalizado”, explica Malta.

Quem encontrar um animal ferido nas áreas de cultivo de cana de abrangência da Biosev, pode entrar em contato com a Polícia Ambiental, pelo número 3261-1599.

REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA

Em relação ao consumo de água, um insumo estratégico e cada vez mais escasso,
a Biosev investe sistematicamente em tecnologias de recirculação no processo industrial, tornando seu processo um circuito fechado, que contribui para a redução de perdas e possibilitando a redução do consumo de água. Também é utilizada a vinhaça para fertiirrigação do canavial, que é o aproveitamento de um resíduo do processo.

José Lucas, engenheiro ambiental
José Lucas, engenheiro ambiental

O engenheiro ambiental José Lucas explica o processo de reaproveitamento de água. “O principal benefício é a economia de água, que passa por um sistema de decantação e segue para as caldeiras e lavadores de gases. A perda por evaporação é compensada pelas torres de resfriamento. Isso permite que possamos usar a água que perderíamos no ar com a evaporação”.

DOAÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL

A Biosev é parceira da Associação dos Catadores de Lagoa da Prata (Ascalp). A entidade recebe, semanalmente, a doação de material reciclável e reaproveitável. Em 2015, as doações totalizaram 39,5 toneladas, beneficiando os 22 associados da Ascalp. “A doação da Biosev nos ajuda muito. É muito importante para nós, da Ascalp, que as empresas nos destinem esses materiais”, disse Elvira Amorim, presidente da Associação.

CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA

biosev_2A Biosev realiza periodicamente a análise do solo e da água das áreas cultivadas. O objetivo é melhorar a qualidade da terra e evitar o risco de contaminação do lençol freático. “A melhoria do solo é importante para o cultivo da cana, pois um solo contaminado não serve para o cultivo. Fazemos o monitoramento das águas subterrâneas por meio de quatro poços artesianos”, diz José Lucas. A qualidade das águas dos rios localizados nas áreas de cultivo também são monitoradas pela empresa.

A análise da água é feita pelo Laboratório Merieux Nutrisciences, com sede em Chicago, nos Estados Unidos, e presente na China, Brasil, Turquia, África do Sul e Índia. Já a análise do solo fica sob a responsabilidade do Laboratório Dinardo Miranda, considerado um dos melhores agrícolas do país.

Todos os laboratórios são credenciados pelos órgãos ambientais brasileiros.

DOAÇÃO E PLANTIO DE MUDAS 

A Biosev firmou uma parceria com a Associação Ambientalista do Alto São Francisco (ASF) e Associação Ambientalista dos Pescadores do Alto São Francisco (AAPA), no qual consiste na doação de mudas e reflorestamento nas áreas de APP dos rios da região. Nos últimos anos foram doadas 4 mil mudas para a comunidade local e colaboradores da empresa e feito o plantio de
outras 3 mil mudas. A última ação aconteceu na segunda-feira passada (21/06), com o plantio de 350 mudas às margens do Rio São Francisco. Foram plantadas seis espécies diferentes, dentre elas goiaba, amora, jambolão e oiti. Além de colaboradores da empresa, participaram militares da Polícia Ambiental e ambientalistas.

MONITORAMENTO DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

Um laboratório externo realiza três monitoramentos anuais das emissões atmosféricas. Um aparelho é inserido em uma abertura da chaminé e capta os gases. De acordo com o engenheiro José Lucas, a emissão de gases na indústria Biosev tem se mantido abaixo dos limites determinados pela legislação federal.

A empresa também realiza o controle de emissão de ruídos. O monitoramento é feito duas vezes ao ano pelo Laboratório Terra, localizado em Goiânia, com mais de 30 anos de experiência no setor agrícola. “A análise é feita durante a safra e a entressafra. Os ruídos gerados por nossa atividade não geram impacto do meio ambiente e estão dentro dos parâmetros estabelecidos para os trabalhadores”, afirma José Lucas.

biosev_1 (1)

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?