fbpx
jc1140x200

Biosev inicia safra 2018/2019 com redução de postos de Trabalho

Fotos: Lindomar fotógrafo e arquivo

Impossibilidade de aplicar o maturador nos canaviais fez com que a empresa fizesse ajustes para se manter sustentável

Biosev, unidade Lagoa da Prata, abriu oficialmente a safra 2018/2019. No dia 26 de fevereiro, a superintendente Tânia Fernandes recebeu a imprensa local na unidade para dar mais detalhes sobre a expectativa da empresa, e destacou que a aprovação da lei que permite a aplicação aérea de maturadores era muito importante caso tivesse sido votada no ano passado para que, se aprovada e sancionada pelo Executivo, fosse executada em 2018. Como isso não aconteceu, a Biosev foi obrigada a reduzir os postos de trabalho.

Em 2017, a empresa iniciou a safra com 1.850 postos de trabalho. Esse número, em 2018, foi reduzido para 1.400 postos. “A lei deve ser votada nas próximas semanas, porém, nesse momento, não conseguimos mais fazer a aplicação do maturador. Nós temos uma janela de tempo antes de iniciar a safra, onde temos que fazer essa aplicação e o pessoal, muitas vezes, não entende isso, muitos acham que podemos aplicar a qualquer momento e não é assim. Não é fácil, concorremos com outras unidades da própria Biosev e outras empresas também em termos de produtividade. A gente tem que mostrar que essa unidade tem capacidade de apresentar resultados que a torne atrativa e que faça com que o investidor permaneça aqui”.

Tânia Fernandes, Superintendente da Biosev – unidade Lagoa da Prata

A superintendente falou sobre os desafios de manter esta unidade da Biosev registrando alta produtividade para competir com outras indústrias do setor. “Nós enfrentamos um desafio muito grande na safra passada, que foi o ajuste da produtividade. Essa questão da queda do preço do açúcar fez com que fizéssemos uma redução profunda na nossa estrutura de custo com custo operacional e financeiro muito grandes. Tivemos uma redução considerável do número de postos de trabalho. Tínhamos uma expectativa da lei de aplicação aérea dos maturadores ser aprovada para que pudéssemos plantar uma área maior, mas infelizmente isso não aconteceu”.

Segundo a Supervisora de Recursos Humanos, Flávia Oliveira, a empresa se atenta e faz de tudo para contratar colaboradores da região. “Sempre damos preferência para o pessoal daqui, mas quando a vaga é muito específica e não encontramos um profissional com a competência que a gente precisa, buscamos lá fora. Muitas pessoas que já trabalhavam conosco em outras safras voltaram. Não existe restrição, o que existe é uma procura maior e uma redução de postos”.

Supervisora de Recursos Humanos, Flávia Oliveira

O gerente agrícola, Rafael Silveira, ainda falou sobre as inovações no que diz respeito à vinhaça. “Para minimizar o odor, a vinhaça passará a ser transportada em caminhões e aplicada de forma concentrada na linha de cana. Então, o volume de caldo será muito menor. A empresa tem feito um alto investimento no que diz respeito a esse assunto. Além de investirmos em um composto para que também diminua esse odor”.

Gerente agrícola, Rafael Silveira

DIA DA SEGURANÇA 2018

A Biosev de Lagoa da Prata realizou na manhã de 21 de fevereiro o Dia da Segurança 2018. O evento, que aconteceu no poliesportivo Francelino Pereira, reuniu centenas de colaboradores e dirigentes da empresa, além de autoridades do município. Com o objetivo de promover informações sobre a segurança do trabalho, a Biosev tem o evento como marco do início de safra, e visa mostrar a importância do empenho individual para garantir a integridade coletiva e um ambiente de trabalho seguro todos os dias. De acordo com o gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Luís Eduardo Gomes, a empresa busca a redução total de acidentes. “Atuando de forma preventiva e usando tecnologias fazemos de tudo para que acidentes não aconteçam. Segurança pra nós é o melhor valor, e fazemos questão de promover esse evento.

Gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Luís Eduardo Gomes

Confira as fotos do evento

Na última safra não tivemos nenhum acidente fatal e reduzimos em 30% o número de acidentes com afastamento. E esses acidentes que tivemos foram com gravidade menor do que o ano anterior, mas nada que possa trazer prejuízo para o colaborador”.

CARREATA COMEMORA ABERTURA DA SAFRA 2018

No dia seguinte (22), foi a vez da tradicional e quilométrica carreata abrir comemorativamente e oficialmente a Safra 2018/2019, que terá início no dia 1 de abril e terminará no dia 30 de março. Foram mais de 60 caminhões agrícolas e veículos empresariais e particulares desfilando nas ruas da cidade. A carreata teve início no bairro Sol Nascente, passou pelas principais ruas da cidade e terminou na unidade da empresa.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?