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Banco Itaú realiza doações de livros infantis

O banco Itaú está realizando doações de livros para as crianças de todo o Brasil. Para fazer a solicitação basta acessar o site: https://www.itau.com.br/crianca/pratique/#

A Coleção Itaú de Livros Infantis também pode ser solicitada para as crianças matriculadas na rede pública de educação infantil ou atendidas por organizações sociais.

Para solicitar, clique em um dos links: SME (Secretaria Municipal de Educação) ONG (Organização Não Governamental).

Veja os livros:

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Os livros são selecionados por um conjunto de especialistas, conheça-os:

Em 2014, os gêneros narrativo e lírico foram definidos como critérios principais para a escolha dos livros que compõem a Coleção Itaú de Livros Infantis. O processo de seleção contou com profissionais renomados e ocorreu em 3 etapas: uma triagem inicial feita pela consultoria A Cor da Letra e equipe do programa Itaú Criança mais duas comissões de especialistas em literatura infantil.

Foram considerados os seguintes critérios:
– Foco na faixa etária de 0 a 5 anos;
– Livros que também despertem o interesse de adultos que irão acompanhar as crianças na leitura;  – títulos, autores e editoras diferentes das edições anteriores do Itaú Criança;
– Reconhecimentos e premiações em projetos e programas de leitura, número de edições dos livros, reimpressões e tiragem;
– Autor deverá ter publicado mais de um livro de literatura dirigido ao público infantil;
– Livros que apresentem temas universais, considerando a diversidade e características regionais, costumes e cultura brasileira.

Além disso, para a composição final dos dois livros da Coleção pelo menos um dos livros deve ser de autor nacional e os livros devem ser de editoras diferentes.

Conheça os profissionais que colaboraram com a escolha da Coleção deste ano:

Fátima Bonifácio
Pedagoga e Psicopedagoga. Professora titular de educação infantil e fundamental desde 1984. Atuou como coordenadora pedagógica na rede municipal de São Paulo. Atualmente presta serviços na Secretaria Municipal de Educação coordenando as ações da sala e espaços de leitura do município de São Paulo.

Cida Fernandez
Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisa e desenvolve metodologias participativas para a formação de leitores e implantação e gestão de bibliotecas comunitárias, públicas e escolares. Desenvolveu o Sistema de Classificação por Cores para a Literatura de Ficção e Poesia.  Coordenadora executiva do Centro de Cultura Luiz Freire e é também consultora do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A de Desenvolvimento Social.

Silvia Oberg
Graduada em Letras e Doutora em Ciência da Informação (ECA/USP). Trabalhou na Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato (SP) junto à equipe responsável pela Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil. Desenvolve atividades de consultoria e coordenação de projetos na área de leitura e literatura para crianças e jovens.

Sueli Nemen
Graduada em Biblioteconomia e Documentação e Letras.  Especialista em “Mediação de Serviços de Informação e Educação” e pós-graduada em “Gestão Pública”. Diretora da Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato (SP) que é a responsável pela publicação Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil. Coordenadora do curso Técnico em Biblioteca do Senac São Paulo. Membro permanente da Comissão Organizadora do “Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias”.

Ana Dourado
Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco, e mestre em História Social pela University of  Essex e em Literaturas Modernas e Contemporâneas pela Université Blaise Pascal -Clermont-Ferrand. Possui doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco. Com longa experiência na coordenação de projetos na área social e educacional. Foi Coordenadora-geral de Leitura na Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) no Ministério da Cultura e Coordenadora de Programa na área de Proteção especial na Fundação Abrinq-Save the Children.

José Nicolau Gregorin Filho
Graduado em Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua nas áreas de ensino de leitura de Literatura infantil e juvenil, Estudos Comparados de Literatura, Cultura e Sociedade. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de língua Portuguesa FFLCH USP e Assessor Técnico de Gabinete da Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Élie Bajard
Doutor em Linguística pela École des Hautes Étudesen Sciences Sociales – Paris. No Brasil, foi consultor no Ministério da Educação e desenvolveu o Projeto Pró-Leitura. Professor convidado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) realizou pesquisas em bibliotecas escolares interativas. Foi consultor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. É autor dos livros Le jeu dramatique (CRDP); Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem; Da escuta de textos à leitura; Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito.

Aurea Alencar
Psicóloga e Psicanalista – Ativista na garantia de direitos da criança e do adolescente, trabalhou no Instituto C&A onde liderou as equipes responsáveis pela criação e desenvolvimento do programa “Prazer em Ler” e do concurso “Escola de Leitores” e foi diretora executiva do “Movimento por um Brasil Literário”. Foi membro do Conselho Deliberativo do PROLER da Fundação Biblioteca Nacional. Atualmente é consultora independente e compõe o pool de especialistas do Instituto BM&FBOVESPA – BVS&A.

 

 

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