fbpx
jc1140x200

Bancários de Lagoa da Prata decidem encerrar greve após 31 dias

Terminou na noite desta quinta-feira (6) a greve dos bancários em  Lagoa da Prata, após uma reunião realizada durante a assembleia geral da categoria bancária.

Com a reunião ficou decidido que a proposta de reajustes oferecida pelos bancos seria aceita. Todas as agências da cidade voltaram a operar normalmente nesta sexta-feira (7), após 31 dias de greve.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Divinópolis e Região, os trabalhadores aceitaram o acordo de dois anos prevê 8% de reajuste mais abono de R$3,5 mil, em 2016. No vale alimentação o reajuste proposto é maior, de 15%. No vale-refeição e no auxílio creche/babá é de 10%.

Para 2017, a FENABAN aceitou repor integralmente a inflação (INPC/IBGE) mais 1% de aumento real nos salários e em todas as verbas.

Entenda a greve

Bancários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco em Lagoa da Prata, aderiram à greve nacional no dia 6 de setembro. A paralisação foi aprovada em assembleia no dia 1º do mesmo mês.

A categoria havia rejeitado proposta da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) de reajuste de 6,5%  sobre os salários, a PLR e os auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil. Os sindicatos justificavam que a oferta abaixo da inflação projetada em 9,62% para agosto deste ano e representa perdas de aproximadamente 3,0% para o bolso de cada bancário.

Os bancários pediam reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial. Além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho, mais segurança e fim do assédio moral.

Os bancários saem vitoriosos de uma das campanhas mais difíceis dos últimos anos. “Conseguimos vitórias importantes. A maior greve da história. Um número expressivo de bancários e bancárias mostrou a força da nossa unidade e da mobilização nacional. Um acordo inédito de dois anos. Uma vitória compreendida pelos milhares de trabalhadores e trabalhadoras que aderiram por 31 dias em mais de 13 mil agências” ressalta o sindicato.

Segundo um dos funcionários de um banco de Lagoa da Prata, os bancários e bancárias mostraram serenidade em uma greve pacífica e corajosa. “Provaram para os que não aderiram que quem luta, conquista. E confirmaram que só a luta te garante! Somos uma categoria de luta”, afirmou

*Com informações do G1

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?