Balanço sobre ações de combate à Covid-19 é divulgado em Formiga

Balanço sobre ações de combate à Covid-19 é divulgado em Formiga

O município adotou medidas sanitárias e de amparo social ás famílias desde os últimos 60 dias.

Coronavírus (Foto: Olhar Digital)

A  Prefeitura de Formiga, informou na manhã desta quinta-feira(28), as ações que o município tem desenvolvido durante os últimos dois meses em que foi preciso adotar medidas de combate á pandemia da Covid-19. A cidade, até o momento, possui menos casos confirmados em relação à Lagoa da Prata, Arcos e Santo Antônio do Monte.

Trabalhos realizados em março

No dia 16 de março o executivo formiguense realizou as primeiras ações criando um Comitê de Enfrentamento contra o novo coronavírus. A partir daí, foram implementadas barreiras sanitárias na entrada da cidade e também no Terminal Rodoviário. As equipes da Vigilância em Saúde repassa informações sobre os cuidados necessários à quem passar pelas barreiras.

Canais de atendimento para a população

A Diretoria de Comunicação e Secretaria Municipal de Saúde criou o Boletim Informativo Diário, que apresenta à população e à imprensa a situação da cidade durante a pandemia. Os boletins são publicados diariamente no portal de Prefeitura e também nas redes sociais do executivo.

Além dos boletins foi criado o canal “Disk Corona” que pode ser contactado pelo (37) 99954-1153 e o “Zap Covid” no (37) 99178-3700. Ambos são canais de atendimento voltados para que a população tire dúvidas sobre assuntos relacionados á doença.

Netwise

Locais interditados e sistema drive-thru para vacinação

Para evitar aglomerações em alguns espaços públicos da cidade, o Parque Municipal Doutor Leopoldo Corrêa (Praia Popular) e as praças da cidade foram interditadas. A Feira Livre, foi transferida para o parque de Exposições, local onde é possível controlar a entrada e saída das pessoas.

Em relação a Campanha Nacional de Vcinação Contra a Gripe, as pessoas foram vacinadas por meio de um sistema drive-thru no Terminal Rodoviário da cidade para que não houvesse aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Sanitização e Tendas para beneficiários do auxílio emergencial

Foto:(Reprodução/Internet)

Os espaços públicos receberam sanitização pelas esquipes das secretarias de Gestão Ambiental,Obras e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto ( SAAE). Para controlar e também orientar as filas em casas lotéricas e agências bancárias foram colocados servidores para orientar as pessoas sobre o distanciamento e também sobre o uso de máscaras. Também foi instalado uma estrutura com tendas e cadeiras para os beneficiários do auxílio emergencial do Governo Federal.

Outras medidas

De acordo com a prefeitura, uma ala do Hospital Santa Marta, foi alugada com recursos do próprio município para receber pacientes postivos da Covid-19.Em relação aos sepultamentos, as equipes da Funerária Municipal receberam equipamentos de proteção e a partir de 8 de maio, todos os sepultamentos deveriam ser realizados com protocolos de segurança.

Em relação às famílias que se encontram em situações de vulnerabilidade, foram doados alimentos por meio do Banco Municipal de Alimentos com o auxílio de colaboradores. Para os alunos da rede municipal de ensino, foi desenvolvido um projeto de estudo á distância e também criado o programa “Merenda em Casa”. Em torno de 5.300 “kits de alimentação” foram distribuídos para as famílias dos alunos, o kit também foi entregue á estudantes de comunidades rurais. As atividades pedagógicas estão sendo enviadas para os pais ou responsáveis dos alunos.

 

 

 

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄