fbpx
jc1140x200

Aulas do Instituto Federal de Minas Gerais começam em agosto

As aulas do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) começarão no dia 5 de agosto. Serão ofertados quatro cursos: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Agroindústria/ Açúcar e Álcool, Técnico em Alimentos/Laticínios e Técnico em Moda/Costura Industrial/Design. Para cada curso, serão formadas duas turmas com trinta alunos cada. A seleção dos candidatos será feita pelo próprio instituto, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação), sistema pelo qual as instituições públicas de ensino oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os cursos terão duração de 1800 horas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento realizou um levantamento da demanda de candidatos interessados em fazer um curso técnico no município. Foram obtidas 1.500 inscrições.

Os secretários municipais de Desenvolvimento e Educação, Antônio de Pádua Sampaio e Paulene Andrade, respectivamente, se reuniram com o reitor do IFMG, Cláudio Vita, para decidirem sobre as questões finais sobre a implantação dos cursos em Lagoa da Prata. “O curso técnico possibilita a formação do profissional num curto espaço de tempo. Atende ao mercado de trabalho e dá a chance ao jovem de futuramente ingressar na faculdade pagando os seus estudos, pois ele vai ter um trabalho”, explica Andrade.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES             

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento está disponibilizando vários cursos por meio do PRONATEC, SENAI e SENAC. Atualmente estão em andamento os cursos de cabeleireiro e costureiro, com duas turmas cada. Em junho terão início as aulas de vestuário, mecânico de motos, pedreiro de alvenaria, eletricista predial, meio ambiente/sustentabilidade, português básico, auxiliar administrativo, atendimento ao cliente e artesanato. As inscrições devem ser feitas na própria secretaria, pelo telefone 3261-2991.

Em julho, serão oferecidos os cursos de confecção de moda íntima; pães, biscoitos e roscas; canapés e salgados. Em agosto será a vez dos cursos de inglês básico, libras básico, cuidador de idosos, auxiliar de contabilidade e auxiliar de recursos humanos.

Todos os cursos são gratuitos. “Lagoa da Prata nunca teve tantos cursos profissionalizantes de iniciação ao trabalho como agora”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico Antônio de Pádua Lima Sampaio.

Foto: Secretária Municipal de Educação, Paulene Andrade/arquivo pessoal

Conteúdo exclusivo do portal TV Cidade Lagoa da Prata. A reprodução total ou parcial está expressamente proibida sem a autorização por escrito da produtora, conforme determina a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610), estando o infrator sujeitos às penalidades impostas pela legislação. É permitida somente a divulgação do teor integral por meio de compartilhamento nas redes sociais. 
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?